Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacina: só 35% das pessoas com comorbidade se cadastraram

BH estima 291 mil pessoas com comorbidade no município e 102 mil se cadastraram para serem imunizados contra a covid-19

Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Pablo Nascimento, do R7

Nesta semana, BH recebeu mais 90 mil doses que serão usadas nesta nova etapa
Nesta semana, BH recebeu mais 90 mil doses que serão usadas nesta nova etapa Nesta semana, BH recebeu mais 90 mil doses que serão usadas nesta nova etapa

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, na última segunda-feira (3), o cadastro com nomes de 102.039 pessoas com comorbidades que começam a ser vacinadas nesta sexta-feira (7) na cidade. O número corresponde a apenas 35% do público-alvo estimado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Com base na campanha de vacinação contra o vírus da Influenza de 2020, a prefeitura calcula que precisará de doses suficientes para imunizar 291.362 pessoas com doenças como síndrome de Down, diabetes, arritmia cardíaca, dentre outras. De acordo com o Executivo municipal, o cadastro será reaberto assim que o Ministério da Saúde informar sobre o repasse de novas doses de vacinas contra a covid-19.

Com relação às gestantes e puérperas, que também estão incluídas neste grupo, 12.221 se cadastraram no site da Prefeitura de Belo Horizonte. O número corresponde a 55% do público estimado total, de 22.000 pessoas. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda fazem parte deste grupo, as pessoas com deficiência permanente que são beneficiárias do programa de Benefício de Prestação Continuada. No entanto, como essas pessoas já estão cadastradas no sistema do SUS, elas não precisaram se cadastrar. 

Publicidade

Leia também

Vacinas recebidas

O R7 mostrou em reportagem divulgada nesta quarta-feira (5), que o município de Belo Horizonte já possui doses suficientes para imunizar 28% do público-alvo dessa nova etapa de vacinação, formado pelas gestantes e puérperas, além de pessoas com comorbidades e deficiência permanente. 

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde estima que, somados, esses grupos contabilizam 324.890 pessoas. Belo Horizonte recebeu, nesta semana, mais de 91 mil doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford e Pfizer, que serão destinadas exclusivamente a esses grupos. 

Veja o calendário de vacinação para pessoas com comorbidades:

Publicidade

• Sexta-feira (07/05):

- Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos completos até 31 de maio;

- Pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos completos até 31 de maio;

- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos completos até 31 de maio;

- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos completos até 31 de maio;

• Sábado (08/05):

- Pessoas com comorbidades de 59, 58 e 57 anos completos até 31 de maio.

• Segunda-feira (10):

- Pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.