BH cadastra gestantes e pessoas com comorbidade para vacinação
Cadastro vai até a próxima segunda-feira (3) e prefeitura aguarda chegada de novas doses para começar a vacinar esses grupos
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), gestantes e puérperas que vivem na capital mineira, para a campanha de vacinação contra a covid-19.
O cadastramento começa nesta sexta-feira (30) e termina às 23h59 da próxima segunda-feira (3).
Veja:Gestantes com comorbidades serão priorizadas na vacinação da covid
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o início da vacinação será divulgado assim que novas doses de vacinas forem encaminhadas para o município.
As pessoas com comorbidades devem se cadastrar neste link, do portal da Prefeitura. Já o cadastro para gestantes e puérperas deve ser feito neste link. A prefeitura reforça que não está cadastrando pessoas por e-mail ou telefone.
A vacinação desses grupos serão feitas em duas fases, conforme divulgação da Secretaria Municipal de Saúde.
Confira quem está na fase 1:
• Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
• Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
• Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Confira quem está na fase 2:
Nesta etapa, serão vacinados, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
• Pessoas com comorbidades;
• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;
• Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.
Condições
Para ser vacinado nesta etapa será necessário, além do cadastro, de documentos para comprovar a condição (exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica). Além disso, é preciso ficar atento ao calendário de vacinação, que acontecerá em 2 fases, seguindo orientação do Ministério da Saúde, e conforme a disponibilização de vacinas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).