Minas Gerais BH já pode vacinar 28% das pessoas com comorbidades e gestantes

BH já pode vacinar 28% das pessoas com comorbidades e gestantes

Capital mineira já tem mais de 91 mil doses da Pfizer e AstraZeneca para imunizar esse grupo prioritário. vacinação começa na sexta (7)

Doses de vacinas da Pfizer e AstraZeneca desembarcaram em BH nesta semana

Doses de vacinas da Pfizer e AstraZeneca desembarcaram em BH nesta semana

Divulgação/BH Airport

Belo Horizonte já tem asseguradas 91.738 doses de vacinas que serão destinadas a gestantes, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades. Esses imunizantes, da AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Biontech, fazem parte da 16ª e 17ª remessas enviadas pelo Ministério da Saúde e já estão na Rede de Frios do Estado, localizado na capital mineira. 

Esse quantitativo de doses é suficiente para imunizar cerca de 28% desse público-alvo, de acordo com estimativa da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Na última segunda-feira, Minas Gerais recebeu o primeiro carregamento com doses de vacinas da Pfizer/Biontech. Ao todo, desembarcaram na última segunda-feira (3), no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, 50.310 doses. Todas elas serão destinadas à capital mineira. 

A vacina da Pfizer precisa de um tipo de acondicionamento diferente das demais, com armazenamento a cerca de -70ºC. Todas elas serão destinadas às gestantes, pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes. 

No mesmo dia, tambem desembarcaram em Confins, mais 676.250 doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Desse total, 71.405 doses foram destinadas a Belo Horizonte, que serão destinadas a diversos públicos, incluindo membros das forças de segurança e salvamento e idosos com 60 anos de idade. 

Além desse público-alvo, as doses desses imunizantes serão destinadas a pessoas com comorbidade (32.320), deficiência (7.043) e gestantes (2.065).

Previsão

A vacinação desse público-alvo começa nesta sexta-feira (7) e prossegue no sábado (8). No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não divulgou qual grupo de pessoas com comorbidades terá preferência na vacinação

Uma estimativa feita pela prefeitura com base em vacinações anteriores estima um público de 324.890 pessoas que se enquadram nessa etapa de vacinação: 

- Pessoas com comorbidades: 291.362
- Pessoas com deficiência permanente: 11.528
- Gestantes e puérperas: 22.000

Ou seja, as pouco mais de 91 mil doses de vacinas que já estão em Belo Horizonte são suficientes para imunizarem cerca de 28% desse público-alvo. Um cadastro foi feito na última semana e deve ser reaberto quando novas doses chegarem ao município. 

Últimas