Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que a queda de João de Deus ensina para todos nós

A derrocada moral do médium mais famoso do país é uma lição vigorosa para todos aqueles que foram contaminados pela arrogância do poder   

R7 Planalto|Do R7 e Domingos Fraga

O que a queda de João de Deus ensina para todos nós
O que a queda de João de Deus ensina para todos nós O que a queda de João de Deus ensina para todos nós

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus."

Leia também

A frase do britânico Lord Acton passou incólume pelo rigor do tempo e continua mais atual do que nunca. O pedido de prisão de João de Deus é o retrato melhor acabado da deturpação moral que o poder pode causar nos que não sabem lidar com ele.

O menino que nasceu nas profundezas do país há 76 anos com o nome de João Teixeira de Faria sucumbiu diante da presença imponente de John of God, paparicado por celebridades nacionais e estrangeiras, reverenciado como um ser iluminado, capaz de proezas dignas da alcunha que ostenta mundo afora.

As cerca de 8 milhões de pessoas que atendeu desde 1976, quando criou a Casa de Dom Inácio de Loyola na minúscula Abadiânia, foram, pouco a pouco, pervertendo o homem e a obra, até que só restasse o monstro que sobressai dos depoimentos lancinantes das mulheres abusadas sexualmente. 

Publicidade

A cada dia, mais e mais mulheres, procuram a Justiça para exporem suas mazelas, num roteiro pungente, mas necessário, para que, enfim, tenham um pouco de paz, após tudo o que vivenciaram.

O caso de João de Deus lembra o do médico Roger Abdelmassih, atualmente em prisão domiciliar, após ser condenado a 181 anos por atacar sexualmente 37 mulheres.

Publicidade

Ambos eram o último recurso para quem já tinha perdido a esperança. Ambos eram famosos e amigos de poderosos. Ambos continuaram praticando selvagerias mesmo depois de serem denunciados. Ambos sentiam-se inatingíveis. Ambos foram proditórios, traíram a confiança de suas vítimas quando elas estavam mais alquebradas. 

Mas João de Deus foi ainda mais maligno. É acusado pela filha Dalva Teixeira de tê-la abusado continuamente quando ela ainda era uma criança. Nesse aspecto, Abdelmassih e João de Deus também se parecem. Vicente Ghilardi e Soraya Ghilardi, filhos que trabalhavam com o médico na clínica dele, eliminaram o sobrenome do pai para tentarem fugir da mácula que ele carrega.

Nesse momento em que o passado cobra a conta, João de Deus deve estar refletindo como o poder pode ser transitório, por mais que pareça absoluto. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.