Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho da Alerj discute cassação de Picciani, Albertassi e Paulo Melo

Processo que propõe cassação de mandato é discutido nesta terça (5)

Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7

Deputados foram presos no mês passado em decorrência da Operação Cadeia Velha
Deputados foram presos no mês passado em decorrência da Operação Cadeia Velha Deputados foram presos no mês passado em decorrência da Operação Cadeia Velha

O Conselho de Ética da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) se reúne nesta terça-feira (5) para discutir a possível cassação dos mandatos de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB. O trio foi preso no dia 16 do mês passado, em decorrência das investigações da Operação Cadeia Velha.

A sessão, que teve início às 11h, é presidida pelo atual presidente do Conselho, André Lazaroni (PMDB), eleito na semana passada. O deputado afirmou que o pedido deveria ter sido encaminhado à Mesa Diretora antes da votação.

— O colegiado vai resolver se vamos aceitar ou não o pedido. E isso, só será decidido após a leitura do documento e com a concordância da maioria dos membros do conselho — explicou Lazaroni.

Para a cassação dos mandatos é necessário o parecer favorável de, pelo menos, quatro dos sete parlamentares que compõem o Conselho de Ética.

Publicidade

Do grupo, cinco deputados votaram pela soltura dos parlamentares do PMDB no dia seguinte à prisão. Na ocasião, 39 deputados foram favoráveis ao parecer de libertar Picciani, Albertassi e Paulo Melo. Três dias depois, o TRF-Rio (Tribunal Regional Federal) determinou o restabelecimento da prisão.

Segundo as investigações do MPF (Ministério Público Federal), os parlamentares formam uma organização integrada ainda pelo ex-governador Sérgio Cabral, que se estrutura de forma ininterrupta desde a década de 1990. As investigações indicam que o grupo adotou práticas financeiras clandestinas e sofisticadas para ocultar recursos oriundos da corrupção.

*Sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.