Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospitais do RJ levam o triplo do tempo para internar paciente em CTI após ordem da Justiça

60% das transferências para UTIs levavam 24h até abril e, desde maio, demoram até 3 dias

Rio de Janeiro|Do R7, no Rio de Janeiro

Tempo para internação em CTI devido à ordem judicial aumentou três vezes desde maio, segundo a Defensoria Pública do Estado
Tempo para internação em CTI devido à ordem judicial aumentou três vezes desde maio, segundo a Defensoria Pública do Estado Tempo para internação em CTI devido à ordem judicial aumentou três vezes desde maio, segundo a Defensoria Pública do Estado

Apesar de a crise na saúde no Estado do Rio de Janeiro ter se intensificado nas últimas semanas, a Defensoria Pública Estadual informou que, há seis meses, triplicou o tempo de espera para hospitais cumprirem decisões judiciais no Estado, especialmente no caso de internações no CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, 60% dos pedidos de transferência de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e emergências para UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) levavam 24 horas para serem cumpridas até abril deste ano. No entanto, de maio para cá, as solicitações passaram a demorar entre 48h e 72 horas.

O Rio de Janeiro enfrenta uma das mais graves crises na saúde pública da história recente. Segundo o Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado Rio de Janeiro), ao menos 24 unidades da rede estadual foram afetadas pela falta de recursos.

Leia mais notícias de Rio de Janeiro

Publicidade

O governo do Rio de Janeiro chegou a decretar situação de emergência na saúde por 180 dias. Porém, após um empréstimo de R$ 100 milhões da Prefeitura do Rio e a ajuda do governo federal, as emergências dos hospitais estaduais começaram a reabrir na última quinta-feira (24).

Também na quinta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, recomendou a criação de um Plano de Contingência para a Região Metropolitana até a próxima terça-feira (29).

Nesta sexta-feira (26), os hospitais estaduais funcionam normalmente, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.