Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamentares da Alerj querem acelerar posse de suplentes

Das 70 cadeiras disponíveis, Assembleia do Rio conta com 64 em uso. Seis dos eleitos estão presos e não puderam comparecer à cerimônia de posse

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Casa possui 70 cadeiras, mas apenas seis não estão ocupadas
Casa possui 70 cadeiras, mas apenas seis não estão ocupadas Casa possui 70 cadeiras, mas apenas seis não estão ocupadas

Os deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) discutem nesta terça-feira (12) um projeto que pretende alterar parte das regras da Casa. A proposta pretende acelerar a posse dos suplentes dos seis parlamentares presos e que não puderam assumir posse de seus cargos.

Atualmente, a Alerj possui 64 das 70 cadeiras disponíveis em uso. O projeto visa regulamentar a convocação de suplentes no caso do afastamento judicial de deputados eleitos.

Leia também

A proposta de Dani Monteiro, Eliomar Coelho, Flávio Serafini, Mônica Francisco e Renata Souza (todos do Psol), e Luiz Paulo (PSDB) mantêm os 60 dias de tolerância para posse do cargo a partir da cerimônia de posse. Entretanto, o texto pretende proibir a solicitação de licença para os deputados afastados por prisão.

A suspensão do deputado a partir do Código de Ética e Decoro Parlamentar e afastamento do cargo por decisão judicial por mais de 30 dias também são pontos que serão discutidos pelos deputados.

Publicidade

Leia também: Operação Furna da Onça: MPF diz que Alerj era uma 'propinolândia'

Em caso de suspensão por decisão judicial por mais de um mês, o projeto prevê a interrupção imediata da remuneração do parlamentar.

Publicidade

Para as propostas serem aprovadas, a Casa deve votar a favor em dois turnos. O projeto ainda pode ser modificado e emendas de outros deputados podem ser incluídas.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.