Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vereador Gabriel Monteiro apresenta defesa ao Conselho de Ética da Câmara do Rio

Parlamentar, investigado pelo Ministério Público do Rio, responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil, com R7

Vereador Gabriel Monteiro (PL) apresentou defesa prévia em processo na Câmara do Rio
Vereador Gabriel Monteiro (PL) apresentou defesa prévia em processo na Câmara do Rio Vereador Gabriel Monteiro (PL) apresentou defesa prévia em processo na Câmara do Rio

O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (PL) apresentou, na noite desta segunda-feira (9), defesa prévia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Ele responde a processo por quebra de decoro parlamentar. Horas antes, o parlamentar teve o recurso da defesa contra processo disciplinar negado

O Ministério Público do Rio de Janeiro investiga Gabriel Monteiro por fatos como a utilização de servidores públicos na produção de vídeos para suas redes sociais, a divulgação de um vídeo com cenas de sexo entre o vereador e uma adolescente de 15 anos e a exposição de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A partir da apresentação da defesa, tem início a instrução do processo, que pode durar de 30 a 45 dias. Depois disso, o relator Chico Alencar (PSOL) dá o seu parecer sobre o caso e abre-se espaço para nova defesa de Monteiro caso o relatório seja pela procedência da denúncia.

O Conselho de Ética, então, vota o parecer do relator, que, se for aprovado pela maioria absoluta dos seus integrantes, seguirá para votação em plenário.

Publicidade

A cassação precisa ser decidida por pelo menos dois terços dos vereadores (34 dos 51 parlamentares). Já a suspensão do vereador pode ser definida com apenas maioria absoluta.

Gabriel Monteiro, que ficou famoso por seus vídeos no YouTube e tem milhões de seguidores nas redes sociais, nega as acusações. Ele diz que está sendo perseguido e que as imagens usadas como provas, divulgadas na imprensa, foram manipuladas.

Publicidade

“Vou esperar a Justiça. Mas daqui a quanto tempo vai ser provada minha inocência? Daqui a três, quatro, dez anos? Enquanto isso durar, terei esse peso nos meus ombros. Mas, ainda assim, vou continuar fazendo meu trabalho”, disse o vereador em vídeo publicado na última semana em suas redes sociais.

Entenda os próximos passos:

- Finalizada a instrução, que pode demorar de 30 a 45 dias, o relator dá parecer em até cinco dias úteis, concluindo pela procedência da representação ou pelo seu arquivamento.

Publicidade

- Caso o parecer seja pela procedência da denúncia, é aberto prazo de cinco dias para apresentação de alegações finais pela defesa do acusado.

- O parecer do relator é submetido à deliberação do Conselho de Ética em até cinco dias úteis, considerando-se aprovado se obtiver a maioria absoluta dos votos dos seus integrantes.

- Concluída a tramitação no conselho, com parecer favorável à denúncia, o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia.

- A punição é deliberada em votação aberta no plenário, com direito a fala dos parlamentares e da defesa durante a sessão, decidida por dois terços dos vereadores (34 votos) em caso de cassação ou maioria absoluta em caso de suspensão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.