Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba qual o golpe mais frequente na Black Friday e como se proteger

Ofertas convidativas podem esconder ataques de cibercriminosos para roubar e-mails, senhas e outras informações pessoais

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Black Friday precisa de atenção para não cair em golpes
Black Friday precisa de atenção para não cair em golpes Black Friday precisa de atenção para não cair em golpes

A Black Friday é uma data muito aguarda pelos consumidores por oferecer uma grande variedade de produtos a um preço mais baixo. As promoções são uma tentação, mas é preciso ficar atento para não ser vítima de phishing, o golpe mais frequente nessa época do ano.

Leia também

Segundo levantamento realizado pela Kaspersky de novembro de 2018 até novembro deste ano, o Brasil é o país onde ocorrem o maior número de casos de phishing no mundo, com mais de 30% dos usuários vítimas de ataques.

O phishing tem como objetivo coletar informações pessoais dos usuários por meio de páginas falsas na internet, links que foram manipulados e por cadastros que redirecionam as informações para banco de dados de criminosos.

Apesar de parecer algo de pouca importância ter um email ou o nome completo coletado de maneira irregular, são essas informações que podem ajudar a criar brechas para golpes maiores.

Publicidade

Leia também: Professor da FGV alerta sobre risco de dívidas durante a Black Friday

"O Phishing não é usado só pela questão financeira, como o roubo de cartão de crédito e de dados da conta bancária. Esse ataque também busca informações pessoais e logins que podem ser usados em outros tipos de ataques", diz Thiago Marques, da equipe de pesquisa e análise global da Kaspersky.

Publicidade

O especialista alerta para o uso das mesmas senhas em diversas plataformas. Dessa forma, a partir de um único login roubado é possível acessar outros perfis e assim obter mais dados que podem alimentas banco de dados ilegais.

Marques explica que o consumidor não deve evitar fazer compras durante a Black Friday, mas orienta desconfiar de preço baixos demais ou de promoções exageradas. 

Publicidade

"Suspeite de tudo, principalmente de ofertas recebidas por e-mail. Se você recebeu uma uma promoção do seu interesse, procure pela mesma oferta no site oficial da loja e confira se o valor cobrado é o mesmo. Antes de concluir a compra, garanta que aquilo é verdadeiro para não cair em golpes", orienta o especialista.

Leia também: 

Sete dicas do Procon para as compras de Black Friday

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.