Economia Cinco dicas para aproveitar os descontos da Black Friday

Cinco dicas para aproveitar os descontos da Black Friday

De acordo com pesquisa da CNDL e SPC Brasil, descontos no evento que ocorre na última sexta-feira de novembro devem girar em torno de 24%

Cinco dicas para aproveitar os descontos da Black Friday

Cinco dicas para aproveitar os descontos da Black Friday

Pixabay

A Black Friday é um momento de aquecimento da economia brasileira. O evento, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, movimenta o comércio e apresenta oportunidades atraentes para quem busca promoções e preços mais baixos. 

O percentual médio de desconto na Black Friday deste ano deve girar em torno de 24%, número um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018, segundo levantamento divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). 

Pensando nisso, Nara Iachan, CMO da Cuponeria, plataforma de cupons de descontos do Brasil, elencou cinco dicas para os consumidores aproveitarem a Black Friday da melhor forma. Confira!

1- Crie lista de desejos

Ao longo do ano, é comum entrar em diversos sites de compra, cadastrar e fazer listas mentais do que se gostaria comprar. Hoje em dia, a esmagadora maioria deles já conta com um espaço para listas de desejo, ou seja, um local em que se pode selecionar os produtos que deseja sem precisar colocar, efetivamente, no carrinho de compras.

A Black Friday é o momento ideal de revisitar essas listas, fazer uma garimpagem no que realmente interessa e, principalmente, verificar quais as melhores ofertas nos produtos que deseja levar.

2- Tenha cuidado com sites não recomendados

Uma boa dica é sempre observar bem o nível de confiabilidade dos e-commerces. Para isso, é possível consultar páginas como o Reclame Aqui ou o Ebit, que fazem esse tipo de verificação. Além disso, comprar em lojas virtuais recomendadas por amigos, reconhecidas do grande público ou direcionados por outros sites confiáveis é sempre uma forma de minimizar o risco.

3- Antecipe as compras de Natal

A Black Friday abre a temporada de compras natalinas, e pode ser muito útil antecipar os presentes de Natal. Uma excelente maneira de aproveitar os grandes descontos é comprar os presentes da família e amigos desde já. Considerando ainda que é comum que as compras online costumam ter um prazo maior para a entrega, esse tipo de planejamento ajuda a ter tudo em mãos quando o Natal chegar.

4- Use cupons de descontos

Além das promoções dos próprios e-commerces, usar cupons de desconto é uma excelente maneira de usufruir ao máximo das ofertas da Black Friday. 

5- Compare os preços

Outra dica importante para aproveitar as melhores ofertas da Black Friday é comparar os preços entre as lojas, considerando os cupons de desconto, é claro. A comparação, inclusive, deve ser feita entre o preço promocional e o real, para ver se realmente vale a pena investir no produto em questão e evitar cair em fraudes.