Brasil Governo avisa autoridades dos EUA sobre contaminação de Wajngarten

Governo avisa autoridades dos EUA sobre contaminação de Wajngarten

Secretário de comunicação participou de comitiva do presidente Bolsonaro em viagem aos EUA e esteve próximo de Donald Trump

  • Brasil | Márcio Pinho, do R7

Wajngarten à direita, ao lado de Trump

Wajngarten à direita, ao lado de Trump

Reprodução/Instagram

O governo brasileiro comunicou autoridades do governo dos Estados Unidos sobre a confirmação de que o secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, testou positivo para o coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela secretaria. 

Wajngarten participou da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem realizada aos Estados Unidos nos últimos dias. No sábado (7), o secretário esteve em encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, e chegou a postar uma foto no Instagram. Naquele dia, Trump ofereceu um jantar a Bolsonaro em resort de sua propriedade na Flórida.

O presidente Jair Bolsonaro e integrantes da comitiva que o acompanhou a Miami estão sendo monitorados desde a quarta-feira (11). Também participaram da comitiva aos Estados Unidos os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Também viajaram os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PL-SC); os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC), o assessor especial Filipe Martins, o presidente da Embratur, Gilson Machado, o secretário especial de Pesca, Jorge Seif Jr, entre outros.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:

O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.

Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.

O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.

O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Últimas