Brasil Mourão indica ser contra incluir Pantanal no Conselho da Amazônia

Mourão indica ser contra incluir Pantanal no Conselho da Amazônia

Segundo ele, o debate relacionado à Amazônia inclui ações de desenvolvimento e o Pantanal "mais uma questão ligada à preservação"

Agência Estado
Mourão diz que Pantanal deve ser competência do Ministério do Meio Ambiente

Mourão diz que Pantanal deve ser competência do Ministério do Meio Ambiente

REUTERS/Ueslei Marcelino 17/04/2020

O vice-presidente Hamilton Mourão indicou nesta terça-feira (13) que é contra a inclusão do Pantanal no âmbito do Conselho Nacional de Amazônia. Em razão do aumento do número de incêndios registrados neste ano, parlamentares articulam para que o Pantanal também faça parte do guarda-chuva da iniciativa coordenada por Mourão. Para ele, entretanto, a preservação do bioma deve ser competência do Ministério do Meio Ambiente "porque é uma questão de preservação ambiental".

Leia mais: Salles defende uso de retardante de fogo para conter queimadas

Mourão, contudo, destacou que cumprirá a decisão que for tomada quanto a inclusão ou não do bioma no Conselho. "A Amazônia é Amazônia, o Pantanal é o Pantanal, mas tudo depende das decisões que forem tomadas. A gente cumpre a decisão que for tomada", disse nesta terça-feira (13), na chegada à vice-presidência.

Na visão do vice-presidente, os dois biomas brasileiros são distintos. Segundo ele, o debate relacionado à Amazônia inclui ações de desenvolvimento para a região.

"Eu acho que a questão do Pantanal é uma questão que, em termos de tamanho, é mais simples do que a Amazônia. É mais uma questão ligada à preservação. A Amazônia tem outras questões, principalmente de desenvolvimento. São duas áreas bem distintas", afirmou.

Últimas