Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Raimundo Lira é eleito presidente da Comissão do Impeachment no Senado

Colegiado começou a funcionar nesta terça-feira e tem dez dias para votar parecer

Brasil|Do R7, com Agência Brasil

Raimundo Lira cumprimenta senadores na comissão
Raimundo Lira cumprimenta senadores na comissão Raimundo Lira cumprimenta senadores na comissão

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito nesta terça-feira (26) presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado. Os parlamentares discutem agora a indicação do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria do processo.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), nos primeiros minutos da sessão, apresentou questão de ordem para que seja incluído o nome do advogado Flávio Henrique Costa Pereira, coordenador jurídico nacional do PSDB, como um dos subscritores do pedido que culminou na abertura do processo, ao lado do jurista Hélio Bicudo e dos advogados Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal.

O contraponto foi feito pelo senador Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado, que afirmou que Pereira é advogado dos três autores e não subscritor.

— É mais uma tentativa de, já no início da sessão, criar obstáculo e impedir o avanço da investigação com esse tipo de chicana.

Publicidade

Para senadores governistas, a presença de um membro do PSDB no pedido de impeachment invalidaria a nomeação de Anastasia para a relatoria do processo.

O colegiado começou os trabalhos nesta terça-feira (26) e tem a partir de agora o prazo de dez dias úteis para votar um parecer sobre o afastamento da presidente Dilma Rousseff. O relatório deve ser levado a plenário, o que está previsto para ocorrer no dia 12 de maio.

Publicidade

Será nessa votação que os senadores decidirão sobre a abertura definitiva do processo de impeachment ou não. Caso ela ocorra — havendo 41 votos favoráveis —, a presidente é afastada temporariamente por 180 dias.

O vice Michel Temer assume enquanto o processo tramita no Senado, sob comando do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.