Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados querem comissão para ajudar estados afetados por chuvas

Colegiado pode ser convocado pelo presidente do Congresso durante o recesso parlamentar para tratar de questões urgentes

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Congresso Nacional, em Brasília (DF)
Congresso Nacional, em Brasília (DF) Congresso Nacional, em Brasília (DF)

Em razão de vários estados estarem sofrendo com fortes chuvas, os deputados federais Elias Vaz (PSB-GO) e Camilo Capiberibe (PSB-AP) assinaram um requerimento em que solicitam ao presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a convocação e a instalação da Comissão Representativa do Congresso Nacional para buscar soluções junto aos estados. O documento foi enviado nesta segunda-feira (10).

A Comissão Representativa é um colegiado temporário que pode atuar nos períodos de recesso parlamentar. Ela é composta de 7 senadores e 16 deputados e tem a mesma quantidade de suplentes. O grupo é eleito na Câmara e no Senado na última sessão ordinária de cada período legislativo.

Escolhidos no fim do ano passado, os titulares do Senado são os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO), Esperidião Amin (PP-SC), Álvaro Dias (Podemos-PR), Izalci Lucas (PSDB-DF), Chiquinho Feitosa (DEM-CE), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Paulo Rocha (PT-PA).

Representam a Câmara na comissão os deputados Bibo Nunes (PSL-RS), General Peternelli (PSL-SP), Wellington Roberto (PL-PB), Fernando Monteiro (PP-PE), Francisco Junior (PSD-GO), Hildo Rocha (MDB-MA), Rodrigo de Castro (PSDB-MG), Hugo Motta (Republicanos-PB), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Aluisio Mendes (PSC-MA), Igor Timo (Podemos-MG), Alex Manente (Cidadania-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG), Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Paulo Ganime (Novo-RJ). A 16ª posição no órgão, a ser ocupada por um deputado da Rede Sustentabilidade, está vaga.

Publicidade

Compete à comissão "zelar pelas prerrogativas do Congresso Nacional, de suas Casas e de seus membros", "deliberar sobre diversos assuntos de competência do Congresso Nacional" e "exercer outras atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o País ou suas Instituições".

“Estamos acompanhando pela mídia as tragédias provocadas pelas chuvas. Não podemos esperar o fim do recesso parlamentar para agir. Vidas foram perdidas, famílias perderam tudo, e ainda estamos no meio de uma pandemia. Precisamos dar uma resposta rápida à sociedade”, informou o deputado Elias Vaz, em nota.

Publicidade

Leia também

No requerimento, os parlamentares destacam o cenário na Bahia, com decreto de situação de emergência em 166 municípios "afetados pelas enchentes que atingem o estado, provocadas pelas fortes chuvas". No estado, são mais de 26 mil desabrigados, mais de 60 mil desalojados (isto é, que não necessitam da ajuda direta do governo para se abrigar) e 26 mortos. Goiás e Maranhão também vivem situação de emergência.

"Diante dessa situação, esta casa não pode esperar o retorno do recesso parlamentar para oferecer ajuda à população. É preciso que este Parlamento se debruce sobre o problema em busca de soluções para essas famílias. Precisamos aprovar o mais rápido possível medidas que tragam resultado efetivo para o problema", ressaltam os parlamentares no requerimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.