Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ditador Maduro recua e cancela encontro com Lula na Argentina

Reunião estava prevista para ocorrer às 16h desta segunda-feira (23), em Buenos Aires; Palácio do Planalto ainda não se manifestou

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília, com Renata Varandas, da Record TV

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, cancela encontro com presidente Lula
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, cancela encontro com presidente Lula Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, cancela encontro com presidente Lula

O ditador e presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recuou e cancelou o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou o governo. A reunião estava prevista para ocorrer às 16h desta segunda-feira (23), em Buenos Aires, na Argentina. Mais cedo, a agenda oficial da Presidência da República do Brasil havia confirmado o encontro.

Como mostrou o R7, o governo federal vinha articulando o encontro entre Lula e Maduro durante a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O Brasil retornou ao bloco, composto de 32 países, dois anos após a gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ter se retirado da organização.

Lula embarcou para Buenos Aires no último domingo (22) e se encontrou, na manhã desta segunda-feira (23), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Na terça-feira (24), o petista participa da cúpula, que está sob a presidência temporária dos argentinos.

Na sequência, Lula embarca para Montevidéu, capital do Uruguai, na quarta-feira (25), onde se reunirá com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. O presidente brasileiro está acompanhado de uma delegação composta de vários ministros, entre eles Mauro Vieira (Itamaraty) e Fernando Haddad (Fazenda).

Publicidade

Leia também

A reportagem procurou o Palácio do Planalto e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Relação com Venezuela

Recentemente, o governo federal iniciou o processo para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela, fechada por Bolsonaro. A missão é liderada pelo embaixador Flávio Macieira.

Publicidade

"O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, para permitir a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diversos temas que compõem a agenda entre os dois países", diz o Itamaraty.

"O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração", completa.

Publicidade

Mais viagens

Lula vai viajar também para Washington, nos Estados Unidos, em 10 de fevereiro, onde vai se encontrar com o presidente Joe Biden. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores.

O país será o terceiro que Lula visitará desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Depois, deve viajar para a China, provavelmente em março, e Portugal, em abril, quando o cantor Chico Buarque será homenageado com o Prêmio Camões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.