Lula vai aos EUA para se encontrar com Biden em 10 de fevereiro
Antes de ir a Washington, petista vai visitar Argentina e Uruguai; primeira viagem será neste domingo (22)
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai viajar, no dia 10 de fevereiro, para Washington, nos Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente Joe Biden. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores ao R7.
O país americano será o terceiro que Lula visitará desde que tomou posse, em 1º de janeiro. O petista vai viajar, neste domingo (22), para a Argentina. Na terça-feira (24), deve participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos, a Celac, em Buenos Aires. Antes de voltar ao Brasil, Lula vai ao Uruguai, e há a previsão de um encontro com o presidente Luis Lacalle Pou.
Na sequência, Lula deve viajar para outros países. São eles:
• China: deve ocorrer depois de março;
• Portugal: previsão de 25 de abril, quando o cantor brasileiro Chico Buarque será agraciado com o Prêmio Camões.
Invasão de Brasília
Lula e Biden já se falaram pelo telefone, em 9 de janeiro, após a invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília, um dia antes. Extremistas que não aceitam o resultado das eleições de 2022 depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
De acordo com comunicado conjunto divulgado pela Presidência da República e pela embaixada dos EUA, "o presidente Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula", diz a nota.
"O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes se comprometeram a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos EUA, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança."