Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda o que é erisipela, a infecção de pele de Bolsonaro

Ex-presidente foi internado para tratar uma obstrução intestinal e o quadro infeccioso

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Ex-presidente foi transferido para hospital em SP (Valter Campanato/Agência Brasil - Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil - Arquivo)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido para um hospital em São Paulo para tratar uma obstrução intestinal e um caso de erisipela. Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, informou que o ex-presidente está recebendo tratamento com antibióticos endovenosos para tratar o quadro infeccioso.

LEIA TAMBÉM

Mas o que é erisipela?

A erisipela é uma infecção de pele causada pela entrada de bactérias na pele, geralmente por causa de pequenos cortes, arranhões ou lesões de pele. A dermatologista Iwyna França explica que os estreptococos são os micro-organismos mais comuns que causam a doença. “Podem estar presentes na pele normalmente ou ser transmitidas de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele infectada ou objetos contaminados”, explica.

França pontua que a infecção acontece apenas no local que foi a “porta de entrada” da bactéria. Caso ela se expalhe para outros pontos do corpo, ela deixa de ser uma erisipela e se torna uma infecção generalizada.

Sintomas

Os sintomas incluem vermelhidão, calor, inchaço e dor na área afetada, além de febre e mal-estar. Em uma publicação em rede social, o deputado Eduardo Bolsonaro publicou uma foto do ex-presidente em que é possível notar os sintomas na perna esquerda de Bolsonaro. Veja abaixo:

Publicidade

Tratamento e prevenção

A dermatologista afirma que algumas pessoas podem ter predisposição genética a infecções cutâneas, o que pode causar erisipela. Segundo ela, a melhor forma de prevenir a doença envolve cuidados com a pele. “Manter a pele limpa e hidratada, evitar lesões na pele e cuidar de feridas adequadamente”, enumera.

Como outras infecções, o tratamento da erisipela é feito com o uso de antibióticos, além de repouso, elevação da área afetada e outras medidas para aliviar os sintomas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.