Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Ibaneis regulamenta lei dos puxadinhos na Asa Sul 

Norma trata das regras para comércios que avançaram nos fundos das lojas, entre os blocos e nas extremidades das quadras

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília


Puxadinhos
Puxadinhos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, regulamentou a Lei dos Puxadinhos na Asa Sul. O texto trata da ocupação da área pública por estabelecimentos comerciais na região. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (2).

A norma foi sancionada pelo chefe do Executivo local em janeiro deste ano e anistiou as multas de comerciantes multados pela Administração Regional por conta do uso e ocupação irregular do solo.

Para ter direito a explorar a atividade comercial na área pública, é preciso requerer a Concessão de Uso Onerosa. Os concessionários terão de pagar uma taxa anual cuja base de cálculo considera o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Concessões

A concessão terá validade de 15 anos, podendo ser prorrogada. Além disso, quem ocupar área de maneira irregular, fora do perímetro e dos requisitos exigidos pela lei terá de se adequar, ainda que isso implique na demolição de parte das construções. O prazo de regularização é de 90 dias. 

Publicidade

Leia também

Ocupação

O novo texto traz regras para o comércio que se expandiu para três espaços: os que avançaram pelos fundos das lojas, em direção às superquadras; os que estão entre os blocos e aqueles que ficam nas extremidades das quadras.

De acordo com a norma, o perímetro em frente às fachadas voltadas para as superquadras poderá ser ocupado até uma distancia de 6 metros. A construção pode ter terréo, subsolo e sobreloja, ou então jardim e mesas. Esse terreno poderá ser delimitado com projetos paisagísticos ou móveis. No entanto, as cercas ou grades estão proibidas.

Publicidade

Para os puxadinhos entre os blocos, apenas o térreo pode ser ocupado com mobiliário. Contudo, uma faixa de dois metros de largura, de cada lado do bloco deve ficar livre para a circulação de pedestres.

Nas calçadas em cada ponta das quadras comerciais os comerciantes só podem ocupar o térreo com mesas, cadeiras e toldos. Contudo, um espaço de 2 metros de largura deve ser garantido para a passagem dos pedestres. Durante o horário de funcionamento, os estabelecimentos podem colocar toldos retráteis ao redor do espaço.

Circulação livre

A regulamentação prevê que as calçadas na frente e atrás dos blocos devem permanecer totalmente desobstruídas para a passagem de pedestres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.