Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Puxadinhos da Asa Norte devem ter lei específica

Donos de bares e restaurantes procuraram deputados distritais para pedir fim de derrubadas

Brasília|Do R7, com TV Record

Agefis notificou comércios da Asa Norte e determinou demolição
Agefis notificou comércios da Asa Norte e determinou demolição

Donos de bares e restaurantes da Asa Norte, região central de Brasília, se reuniram na Câmara Legislativa nesta terça-feira (29) na tentativa de ter os mesmos direitos que comerciantes da Asa Sul. Eles também querem fazer puxadinhos em seus estabelecimentos, conforme prevê uma lei complementar de 2008 que autoriza a ocupação de até seis metros com cadeiras e mesas removíveis. Segundo o governo, a região deve ter lei específica para construção de puxadinhos.

Os comerciantes pediram aos parlamentares uma lei que proíba a derrubada e notificação pela Agefis (Agência de Fiscalização) de comércios que tenham puxadinhos na Asa Norte. O diretor do Sindicato dos Bares e Restaurantes, José de Araújo, disse que foram anos de luta para conseguir a liberação dos puxadinhos na Asa Sul. Agora, comerciantes da Asa Norte querem ter direitos iguais.

— Eles não são invasores de áreas públicas, o que eles querem são melhorias nas áreas de comércio. E os toldos não impedem a passagem de pedestres.

Leia mais notícias no R7 DF


Deputado quer que todo o Distrito Federal seja considerado capital do Brasil

Segundo o deputado distrital Patrício (PT) é necessário que a Agefis e a Seops (Secretaria de Estado de Ordem Pública e Social) entrem em acordo para impedir as derrubadas e notificações de puxadinhos na Asa Norte. Para Patrício, é preciso garantir o a atividade dos comércios.

Apesar das opiniões divergentes, ainda não há um entendimento pacificado. De acordo com o sub-secretário de Planejamento Urbano, Rômulo Andrade, a Asa Norte deve ganhar uma lei específica para que comerciantes possam fazer puxadinhos preservando o planejamento urbano da região.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.