Incêndio em depósito de pneu já dura quatro dias no DF
Local também armazena palha de arroz e lixo; material triturado é usado como combustível pela fábrica de cimento
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
A fábrica de cimento Ciplan ainda não conseguiu apagar as chamas que atingiram um depósito a céu aberto no Distrito Federal no último sábado (16). O fogo está consumindo, há quatro dias, pneu triturado, resíduos urbanos e palha de arroz, material usado como combustível pela empresa. Nesta quinta (21), Ciplan pediu ajuda, novamente, ao Corpo de Bombeiros.
A corporação informou que ajuda no combate ao incêndio com dois caminhões. Um com 10 mil litros de água e outro com 4 mil litros. A empresa mantém, no local, cinco caminhões-pipa e um trator para revirar os entulhos e resfriar o produto incendiado, principal estratégia para apagar o fogo no local, segundo a comunicação dos bombeiros.
Segundo informações da Ciplan, a fábrica mantém 25 brigadistas e um total de seis caminhões-pipa em revezamento, 24 horas por dia, para apagar as chamas. O poder de combustão dos produtos, porém, é muito elevado. Quando o incêndio começou, uma coluna de fumaça assustou moradores da Fercal e de Sobradinho.
Leia também
Ainda no sábado, por meio de nota, a fábrica de cimento informou que não havia risco de as chamas se espalharem para o cerrado ou para outras regiões. De acordo com a empresa, o material teria começado a pegar fogo por conta do calor no local, sem interferência humana.
"A Ciplan — Cimento Planalto informa que ocorreu uma autocombustão no depósito de pneus. Medidas preventivas já foram tomadas, como a construção de aceiros ao redor do material, e o fogo não corre perigo de se espalhar para outras áreas", disse o texto.