Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No 2º dia no Brasil, presidente francês participa nesta quarta de lançamento de submarino no Rio

Emmanuel Macron fica em território nacional até esta quinta; ele e o presidente Lula devem assinar ao menos 15 acordos bilaterais

Brasília|Ana Isabel Mansur e Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Primeira cidade visitada por Macron foi Belém (PA)
Primeira cidade visitada por Macron foi Belém (PA) Primeira cidade visitada por Macron foi Belém (PA) (Ricardo Stuckert/Presidência da República - 26.03.2024)

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da França, Emmanuel Macron, participa na manhã desta quarta-feira (27) do lançamento ao mar do Tonelero, um submarino convencional de propulsão diesel-elétrica, na Base Naval de Itaguaí (RJ). O equipamento foi construído por meio do Prosub (Programa de Submarinos), numa parceria que o Brasil e a França firmaram em 2008.

O submarino tem 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Depois de colocado na água, ele será submetido a teste para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e combate.

O procedimento de submersão é rápido e leva cerca de 30 minutos. O gesto será feito pela primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. Nessa parte da visita de Macron ao Brasil, os líderes vão discutir o futuro do programa dos produtos aquáticos de defesa territorial.

Leia também

O presidente francês desembarcou no Brasil nesta terça (26) e cumpriu agendas em Belém (PA), acompanhado de Lula. Macron segue para São Paulo (SP) na tarde desta quarta (27) e chega a Brasília nesta quinta (28), último dia no Brasil.

Publicidade

Parceria

Lula e Macron devem discutir o futuro do Prosub. O decreto que estabeleceu o programa prevê que o apoio francês ao Brasil será restrito à concepção e à construção "da parte não-nuclear" do submarino. No entanto, os dois países cogitam renegociar esse trecho.

Os presidentes devem conversar sobre uma possível cooperação da França na oferta de combustível do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear.

Publicidade

O equipamento é desenvolvido pela Marinha brasileira e vai receber o nome de Álvaro Alberto, em homenagem ao patrono da ciência, tecnologia e inovação da Marinha. A previsão de entrega é até 2033.

Outros dois submarinos

Além do Tonelero, a Marinha lançou dois submarinos feitos pelo Prosub: o Riachuelo e o Humaitá. Estão previstas a entrega de mais um submarino convencional, o Angostura, e a fabricação do Álvaro Alberto. De acordo com a Marinha, isso "representará uma elevação sem precedentes" no patamar tecnológico da defesa nacional.

Publicidade

Macron e Lula devem assinar 15 textos, envolvendo temas como cooperação técnica da Embrapa com a contraparte francesa, modernização da gestão pública, audiovisual e criação de centro de imunologia no Ceará.

Mercosul e União Europeia

Durante a visita oficial de Macron ao Brasil, os dois presidentes também devem tratar do acordo entre Mercosul e União Europeia. Macron é um dos presidentes europeus mais críticos à parceria.

A avaliação dele é de que as negociações podem afetar negativamente a competitividade dos franceses em relação aos sul-americanos, principalmente, na questão agrícola. As negociações devem ser retomadas neste segundo semestre, e a expectativa do lado brasileiro é de que haja uma conclusão ainda neste ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.