Brasília Percentual de biodiesel no óleo diesel passará de 12% para 14% a partir de março, diz Minas e Energia

Percentual de biodiesel no óleo diesel passará de 12% para 14% a partir de março, diz Minas e Energia

Ministro Alexandre Silveira anunciou também criação de grupo de trabalho para discutir a possibilidade de importação do produto

  • Brasília | Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Segundo Silveira, o B15 chegará em 2025

Segundo Silveira, o B15 chegará em 2025

Ricardo Stuckert / 29.12.2022

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta terça-feira (19) que o percentual de biodiesel do óleo diesel vai passar dos atuais 12% para 14% a partir de março de 2024.

Segundo ele, o B15 (com percentual de 15%) vai ser implementado a partir de 2025, e não mais em 2026.

O anúncio foi feito por Silveira após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), realizada no Ministério de Minas e Energia. O CNPE é um órgão de assessoramento do presidente da República para a formulação de políticas e diretrizes de energia.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

"Hoje nós ampliamos a participação do biodiesel, ainda mais, na nossa matriz. E isso tem três efeitos: primeiro, diminui a nossa dependência de importação de óleo diesel. Segundo, ajuda a descarbonizar, já que a ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] vem avançando muito na certificação da qualidade dos biocombustíveis. E terceiro, e muito importante, é a gente estimular nossa agricultura nacional", afirmou Silveira.

No encontro do CNPE, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho para discutir a importação de biodiesel para a mistura de combustíveis. A possibilidade só será liberada no final dos estudos. Em novembro, a ANP regulamentou a prática, e cada distribuidor ficou autorizado a importar até 20% do total do biodiesel para a mistura obrigatória enviada às bombas. 

Últimas