Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rachadinha: Wassef vai pedir à PF abertura de inquérito sobre o Coaf

STF manteve foro de Flávio Bolsonaro e anulou relatórios do conselho, esvaziando acusação contra o parlamentar

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Wassef critica Coaf e elogia STF por decisão que anulou relatórios do conselho
Wassef critica Coaf e elogia STF por decisão que anulou relatórios do conselho Wassef critica Coaf e elogia STF por decisão que anulou relatórios do conselho

A defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) informou, nesta terça-feira (30), que vai requerer à Polícia Federal (PF) a instauração de um inquérito para investigar se houve condutas criminosas do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no levantamento de dados que embasaram investigações sobre o suposto esquema de rachadinhas pelo parlamentar. 

O advogado do senador, Frederick Wassef, alegou que o conselho promoveu fake news e crime de calúnia contra Flávio. "O Coaf agia como central de espionagem, um serviço secreto. Existe uma organização criminosa infiltrada dentro do conselho", disse no Salão Azul do Senado nesta terça.

Ao sustentar as supostas ilegalidades realizadas pelo conselho, Wassef afirmou que a autarquia, que tem função de "informar ou compartilhar dados preexistentes, ou seja, se existe movimentação financeira atípica", agiu como "órgão de persecução penal, como polícia judiciária".

"O Coaf investigou, procedeu a inúmeras diligências, tipificou condutas, desenhou esquemas de organização criminosa, praticou todos os atos vedados à autarquia", disse, sustentando, ainda, que "movimentação financeira atípica não é crime, não é ilícito". 

Publicidade
Flávio é a maior vítima de crime encomendado%2C uso indevido da máquina pública%2C de agentes públicos%2C com fim específico de perseguição política

(Frederick Wassef, advogado)

Wassef elogiou a Corte, que, mais cedo, manteve o foro especial do parlamentar e invalidou quatro dos cinco relatórios do Coaf que serviram de base para as investigações do Ministério Público do Rio. O placar foi de 3 votos a 1.

"Os ministros foram claros em afirmar que o Coaf e alguns membros do conselho foram usados para fins políticos de pura perseguição", declarou Wassef, completando que "a vitória é do Brasil: a Constituição foi salva pelo STF".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.