Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Reforço meu compromisso com a Constituição', diz Mendonça

Magistrado tomou posse como um dos ocupantes das cadeiras do Supremo Tribunal Federal

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

André Mendonça, ministro do STF
André Mendonça, ministro do STF André Mendonça, ministro do STF

Ao tomar posse no STF (Supremo Tribunal Federal), na tarde desta quinta-feira (16), o ministro André Mendonça afirmou que vai atuar na defesa da democracia e das leis durante o tempo em que estiver no cargo. Ele ocupa a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou por idade em julho deste ano.

Em uma cerimônia rápida, Mendonça assinou o termo de posse. "Primeiro compromisso que eu queria dizer a todos, e reiterar, na verdade, com a democracia, os valores da nossa Constituição e em especial com a Justiça. Espero poder contribuir com a Justiça Brasileira e com o Supremo Tribunal Federal", disse o magistrado.

Em coletiva de imprensa após assumir uma das 11 cadeiras da Corte, o ministro destacou ainda a importância do papel da imprensa para consolidar o regime democrático.

"Espero ajudar a consolidar a democracia e esses valores e garantias de direito que já estão estabelecidos na nossa Constituição. Ao mesmo tempo, ressaltar a importância da imprensa. Vocês são fundamentais para a construção do nosso país e para a democracia. Contem com meu respeito e a defesa irrestrita da liberdade de imprensa e do exercício do jornalismo", completou.

Publicidade

Leia também

Participaram da posse, presencialmente, os ministros Kassio Nunes, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Edson Fachin e a ministra Rosa Weber.

Os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia optaram por acompanhar o evento por meio da transmissão realizada pela internet.

Além deles, também estiveram presentes à cerimônia o presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o procurador-geral da República, Augusto Aras, a presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, o ministro da Secretaria de Governo, Ciro Nogueira, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, entre outros nomes dos Três Poderes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.