Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde exonera secretário de Gestão Helio Angotti Neto

Ex-secretário assinou, em janeiro deste ano, nota técnica para barrar as diretrizes que contraindicam o uso do kit Covid

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Helio Angotti Neto em entrevista no Ministério da Saúde
Helio Angotti Neto em entrevista no Ministério da Saúde Helio Angotti Neto em entrevista no Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde exonerou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta, o médico Helio Angotti Neto. A portaria da exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). 

Angotti Neto foi nomeado em junho de 2020 para o cargo de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do ministério. No cargo, ele ganhou destaque por assinar, em janeiro deste ano, uma nota técnica para barrar as diretrizes que contraindicam o uso do chamado kit Covid.

As diretrizes barradas por Angotti foram elaboradas por um grupo de médicos convocados pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e aprovadas pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde).

A nota assinada por Angotti define a hidroxicloroquina como eficaz no tratamento contra a doença e afirma que as vacinas não demonstram a mesma efetividade, contrariando uma série de estudos e orientações sanitárias pelo mundo.

Publicidade

Leia também

No texto, Angotti apresentou uma tabela que coloca a hidroxicloroquina, medicamento com ineficácia comprovada contra o novo coronavírus, em oposição às vacinas, que já se mostraram eficientes para reduzir os casos graves e as mortes pela doença no Brasil e em outros países.

Angotti foi convocado em junho de 2021 pela CPI da Covid para prestar esclarecimentos sobre a nota. A versão final do relatório da CPI pediu o indiciamento dele por suposta difusão de notícias falsas na pandemia. 

Publicidade

Em janeiro, a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu explicações sobre a nota técnica de Angotti. Weber atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade que visava ao afastamento do secretário e à suspensão do parecer assinado por Angotti. Na decisão, a magistrada afirmou que políticas públicas de saúde devem seguir "normas e critérios científicos e técnicos, tal como estabelecidos por organizações e entidades internacional e nacionalmente reconhecidas".

Em fevereiro deste ano, Angotti assumiu a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no lugar de Mayra Pinheiro, que deixou o cargo para assumir um posto no Ministério do Trabalho e Previdência. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.