Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado aprova criação de frente parlamentar da CPI

Denominada “Observatório da Pandemia de Covid-19”, criação da frente parlamentar foi aprovada simbolicamente pelos senadores

Brasília|Isabella Macedo, do R7, em Brasília

Frente foi proposta pela cúpula da CPI da Covid
Frente foi proposta pela cúpula da CPI da Covid Frente foi proposta pela cúpula da CPI da Covid

O plenário do Senado aprovou, no fim da tarde desta quinta-feira (28), a criação da Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19, idealizada pela cúpula da CPI da Covid-19. O texto foi aprovado simbolicamente, tipo de votação realizada quando há consenso em torno do projeto, sem registro de voto em painel.

A proposta da frente é acompanhar os desdobramentos jurídicos, legislativos e sociais da CPI da Covid-19 e receber denúncias ligadas ao enfrentamento da pandemia. De acordo com o projeto de resolução do Senado - tipo de matéria que não precisa ser aprovada pela Câmara e trata de competências privativas do Senado - a frente poderá se reunir no Senado e em outros locais para debater o combate à pandemia e contar com a colaboração de organizações da sociedade civil.

Segundo a justificativa do projeto de sua criação, com o fim dos trabalhos da CPI “tornou-se imperativa a constituição de um grupo parlamentar para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos das investigações e a responsabilização efetiva de todos aqueles que contribuíram para o agravamento da maior crise sanitária e social da nossa história”. O texto é assinado pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Agenda

Publicidade

O relatório, desde que foi aprovado, passou a ser entregue a autoridades jurídicas que poderão analisar as conclusões para dar andamento a investigações e apresentar denúncias formalmente, competência que a CPI não possui.

O relatório final aprovado na última terça-feira (26) já foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR), aos ministros Alexandre de Moraes e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), à Procuradoria da República no Distrito Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

No dia 10, após o feriado de Finados, a cúpula da CPI deve entregar as conclusões de Renan Calheiros (MDB-AL) ao Ministério Público de São Paulo e, no dia 11, ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.