Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agentes penitenciários fazem protesto no PR e temem novas rebeliões

Motim violento em prisão de Cascavel durou 45 horas e terminou com cinco mortos e 25 feridos

Cidades|

Agentes penitenciários fizeram na quarta-feira (27), uma manifestação no centro de Cascavel, no Oeste do Paraná, pedindo contratação de funcionários e investimentos no sistema carcerário paranaense. O ato ocorre um dia depois da violenta rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), que resultou na morte de cinco detentos, sete desaparecidos e 25 feridos. Os agentes penitenciários encontraram na terça um dos desaparecidos em meio aos escombros de uma das galerias. Ainda continuam desaparecidos, segundo o Depen (Departamento Penitenciário Estadual), três pessoas.

Aproximadamente 150 agentes de várias regiões do Paraná se concentraram na Praça do Imigrante, com faixas e cartazes, para expor o medo e a insegurança que vivem. De lá, eles seguiram em passeata pela avenida Brasil até a Câmara de Vereadores de Cascavel.

Para o presidente do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), Anthony Johnson, a rebelião no presídio de Cascavel poderia ter sido evitada se a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos ouvisse as denúncias da precariedade do sistema penitenciário.

— Há muito tempo o Sindicato tem denunciado a falta de funcionários e de estrutura básica nas unidades. O que queremos é a contratação de pessoal e investimento para melhorar tudo isso.

Publicidade

Segundo ele, os agentes trabalham com insegurança e muito medo.

Após 45 horas, termina rebelião em penitenciária de Cascavel (PR)

Publicidade

Apenas nove agentes penitenciários trabalhavam em Cascavel no início de rebelião

Ele não descarta novas rebeliões nos presídios que receberam os presos transferidos da PEC, que teve 90% do prédio comprometido durante o motim.

Publicidade

— Essas penitenciarias já estão superlotadas e essas transferências vão agravar ainda mais esse problema"

O presidente do sindicato não descarta uma greve geral caso o governo não sinalizar em melhorias no sistema carcerário. Nos próximos dias, o sindicato deve realizar uma assembleia em Curitiba para discutir o assunto. Sobre os danos provocados na unidade, as autoridades estaduais não encerraram a "varredura" e nem contabilizaram os prejuízos causados pelos rebelados.

Identificação dos corpos

Na quarta, familiares identificaram os corpos de Sérgio Humberto de Melo, 35 anos, e Juareci Gromowski, 40 anos, mortos durante a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel. Sérgio foi um dos detentos decapitados durante o motim. Ele era pai de dois filhos. O caixão com o corpo foi levado até o aeroporto de Foz do Iguaçu e de lá seguiu a cidade de Pocinhos, na Paraíba, onde residem familiares da vítima.

A outra vítima também foi decapitada. Gromowski foi preso no início do ano com um carro roubado e era suspeito de integrar uma quadrilha que fazia assaltos a sacoleiros que fazem compras no Paraguai. O corpo foi levado para sepultamento em Capitão Leônidas da Marques (PR).

Um corpo e restos mortais de outras duas pessoas continuam no IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel, mas sem identificação.

Relembre o caso:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.