Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central Europeu eleva juros a 0,75% para conter inflação

Decisão sem precedente da autoridade monetária antecipa novas altas dos juros para os meses de outubro e dezembro

Economia|Do R7

Banco Central Europeu elevou juros a 0,75% ao ano
Banco Central Europeu elevou juros a 0,75% ao ano Banco Central Europeu elevou juros a 0,75% ao ano

O BCE (Banco Central Europeu) elevou suas taxas de juros em 0,75 ponto percentual nesta quinta-feira (8), de forma a conter a inflação crescente, mesmo com uma recessão se mostrando cada vez mais provável, já que a Europa perdeu acesso ao gás natural russo.

Com a inflação no maior patamar em meio século e se aproximando do território de dois dígitos, as autoridades monetárias estão preocupadas com a possibilidade de a aceleração dos preços se tornar arraigada, corroendo o valor das poupanças das famílias e desencadeando uma espiral de alta de preços e salários difícil de se quebrada.

Dando seguimento ao aperto iniciado em julho, o BCE aumentou sua taxa de depósito de zero para 0,75% e elevou a taxa principal de refinanciamento para 1,25%, o nível mais alto desde 2011, antecipando mais altas para outubro e dezembro.

"As pressões de preços continuaram a se fortalecer e ampliar em toda a economia e a inflação pode aumentar ainda mais no curto prazo", disse o BCE em comunicado. "Este grande passo antecipa a transição do nível predominante de taxas de juros altamente acomodatícias para níveis que garantirão o retorno oportuno da inflação à meta de médio prazo de 2% do BCE", acrescentou o banco central.

Publicidade

As autoridades monetárias há semanas oscilavam entre um aumento de 0,5 e 0,75 ponto percentual, mas outro salto na inflação cheia e no núcleo da inflação parece ter definido o debate, já que os números indicam que o crescimento dos preços está agora se infiltrando na economia mais ampla.

De fato, o BCE elevou mais uma vez suas projeções de inflação, elevando as perspectivas de 2023 para 5,5%, de 3,5%, e colocando a taxa de 2024 em 2,3%, acima da meta de 2%.

Publicidade

Os mercados ficaram pouco surpresos, no entanto, já que os investidores já haviam precificado uma probabilidade de mais de 80% de um movimento de 0,75 ponto percentual, mesmo que os economistas consultados pela Reuters estivessem divididos de forma mais equilibrada, mostrando apenas uma pequena maioria esperando um movimento maior. Novas altas são esperadas, disse o BCE.

"Ao longo das próximas reuniões, o Conselho do BCE espera aumentar ainda mais as taxas de juros para diminuir a demanda e se proteger contra o risco de uma persistente mudança para cima nas expectativas de inflação", disse o BCE em comunicado. Alguns formuladores de política monetária já falam abertamente em recessão, e as novas projeções do BCE também mostram um crescimento nitidamente menor nos próximos anos.

Publicidade

Ainda assim, uma recessão superficial pode até ser útil, argumentaram alguns, já que o mercado de trabalho do bloco está cada vez mais apertado e uma desaceleração pode aliviar as empresas que agora lutam para encontrar trabalhadores.

O banco vê a economia da zona do euro se expandindo 3,1% este ano e 0,9% em 2023. Embora a projeção de crescimento deste ano tenha aumentado um pouco, ela caiu acentuadamente para 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.