Economia Maior exportador mundial de carne de frango, Brasil toma medidas para evitar gripe aviária no país

Maior exportador mundial de carne de frango, Brasil toma medidas para evitar gripe aviária no país

Portaria do Ministério da Agricultura suspende a realização de eventos com aglomeração de aves, como feiras e exposições

Reuters
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo

Danish Siddiqui / Reuters

O Ministério da Agricultura do Brasil publicou nesta quinta-feira (30) uma Portaria que suspende a realização, em todo território nacional, de exposições, torneios, feiras e demais eventos em que ocorra aglomeração de aves. A medida é preventiva e tem o objetivo de evitar a entrada do vírus da gripe aviária no país, informou a Pasta, em comunicado.

A decisão foi tomada por se considerar que o contato entre aves silvestres e domésticas e as aglomerações de aves vivas são fatores importantes para a disseminação do vírus da  IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) no país.

"As medidas preventivas estabelecidas ocorrem em função da situação epidemiológica mundial de IAAP e seu avanço no continente sul-americano por rotas de aves silvestres migratórias, que constituem um risco iminente de ingresso da doença no Brasil, país livre da doença", disse a nota do ministério.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e a entrada do vírus no país poderia afetar a indústria avícola.

A portaria terá duração de 90 dias, prazo que pode ser prorrogado mediante avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Últimas