Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Risco de recessão global em 2020 é alto, afirma consultoria de negócios

Relatório da KPMG avalia que o efeito da covid-19 é único, pois é um choque de oferta, um choque de demanda e também um choque de mercado

Economia|Do R7


O risco de uma recessão global em 2020 é alto, à medida que as países param a atividade econômica para limitar a expansão do coronavírus. O distanciamento social é necessário, mas tem um grande custo econômico. Apesar dos esforços dos governos para estender crédito para famílias e empresas, os recursos podem não chegar a tempo de evitar inadimplências significativas.

Leia também: Pesquisa prevê PIB negativo de até 4,4% com efeito do coronavírus

A análise consta em relatório da KPMG, consultoria de negócios, que acompanha diariamente a reação dos mercados e da economia mundial. Para a consultoria, o efeito da covdid-19 é único, pois é um choque de oferta, um choque de demanda e também um choque de mercado.

Os países com o maior número de idosos são os que mais correm risco em termos de taxa de mortalidade e pressão sobre os recursos médicos. O impacto na economia global do vírus, que já atinge 183 países desde o dia 20 de março, afeta significativamente empresas e famílias. 


Leia também: Governo corta a zero projeção para crescimento do PIB em 2020

O efeito a longo prazo será sentido pelas empresas endividadas ou com baixo fluxo de caixa, aquelas que não podem permanecer abertas, não podem empregar pessoas ou não podem pagar dívidas.


Como a produção é reduzida em todo o mundo, muitas empresas não terão os insumos necessários. Um forte choque de demanda também está em andamento. Uma esperançosa recuperação depende do momento e magnitude da assistência do governo, bem como do nível da dívida corporativa, e de como as empresas e os mercados lidam com a menor demanda.

Uma forte resposta política inclui medidas que atrasam e reduzem o número máximo de novos casos para impedir que o sistema de saúde seja invadido. Pesquisas em andamento para tratamento mais eficaz e uma possível vacina não resolvem o problema imediato da capacidade do sistema.

Enquanto isso, ações governamentais coordenadas e individuais estão em andamento para mitigar impactos negativos à saúde e à economia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.