Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fernández convoca argentinos para 'tempos que não são fáceis'

Peronista se reunirá nesta segunda-feira  (28) na Casa Rosada com o atual presidente, Mauricio Macri, a quem superou no pleito

Internacional|Agência EFE

Alberto Fernández convocou argentinos a se unirem ao seu projeto de governo
Alberto Fernández convocou argentinos a se unirem ao seu projeto de governo Alberto Fernández convocou argentinos a se unirem ao seu projeto de governo

Alberto Fernández, virtual presidente eleito da Argentina após, segundo a apuração extraoficial, ganhar em primeiro turno as eleições deste domingo (27), convocou os argentinos a se unirem ao seu projeto de governo para enfrentar os tempos vindouros que, segundo ele, "não são fáceis", em referência à crise econômica.

O líder da coalizão Frente de Todos afirmou que se reunirá na segunda-feira (28) na Casa Rosada com o atual presidente, Mauricio Macri, a quem superou no pleito, para falarem sobre a transição política até 10 de dezembro, quando ele assumirá o cargo.

"Sabem que até 10 de dezembro o presidente é Macri. Vamos colaborar em tudo o que pudermos, porque a única coisa que nos preocupa é que os argentinos deixem de sofrer de uma vez por todas", afirmou Fernández diante de uma multidão de simpatizantes no quartel-general da Frente de Todos, no bairro de Chacarita, em Buenos Aires.

Fernández comemora vitória no pleito ao lado da vice Cristina Kirchner
Fernández comemora vitória no pleito ao lado da vice Cristina Kirchner Fernández comemora vitória no pleito ao lado da vice Cristina Kirchner

Nas primeiras palavras após a vitória, já reconhecida por Macri, Fernández aproveitou para pedir ao atual governo para que, quando passar à oposição, "seja consciente do que deixou" e "ajude a reconstruir o país das cinzas".

Publicidade

"Tomara que esse compromisso de diálogo que nunca tiveram passem a ter", acrescentou.

O discurso de Fernández girou em torno do consenso e da união. Ele ressaltou que sua coalizão "não é a frente de nós, é a Frente de Todos, nascida para incluir todos os argentinos".

Publicidade

Veja também: Eleições na Argentina: que economia Macri herdou e como está agora

Fernández reassumiu o compromisso de cumprir todas as propostas que fez durante a campanha eleitoral, entre elas reativar a economia e gerar empregos como chaves para tirar o país da crise.

Publicidade

"Daqui em diante só nos resta cumprir o prometido. Saibam os argentinos que cada palavra que demos e cada compromisso que assumimos foi um compromisso moral e ético sobre o país que devemos cumprir", acrescentou.

Além disso, ele lembrou o nono aniversário de falecimento do ex-presidente Nestor Kirchner, marido de sua companheira de chapa, Cristina Kirchner.

"Não seria justo que hoje não reconhecesse o que fez por nós e a enorme possibilidade que me deu", afirmou Fernández, que foi chefe de Gabinete de Kirchner.

Do Chile ao Iraque, protestos se espalham pelo mundo em outubro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.