Internacional Portugal tem 28,5 mil novos casos de Covid-19 e bate recorde

Portugal tem 28,5 mil novos casos de Covid-19 e bate recorde

País reduziu o tempo de isolamento para infectados assintomáticos em meio ao avanço da variante Ômicron do novo coronavírus

Agência EFE
Portugal tenta ajustar medidas em meio ao avanço da variante Ômicron

Portugal tenta ajustar medidas em meio ao avanço da variante Ômicron

Mario Cruz/EFE/EPA - 30.12.2021

Autoridades sanitárias de Portugal anunciaram nesta quinta-feira (30) que o período de isolamento por Covid-19 será reduzido de dez para sete dias para os infectados assintomáticos e para os contatos de risco, em meio a um novo recorde de contágios – foram mais de 28,5 mil novos casos nas últimas 24 horas.

Em comunicado, a DGS (Direção-Geral da Saúde) portuguesa explicou que já informou o Ministério da Saúde sobre a medida e que a atualização das regras "será concluída o mais cedo possível, no decorrer da próxima semana".

O governo afirmou que essa decisão "está de acordo com as diretrizes de outros países" e é resultado de "uma reflexão técnica e ponderada, dado o período de incubação da variante agora predominante, a Ômicron".

No boletim diário, a DGS disse que nas últimas 24 horas Portugal registrou 28.659 novos casos positivos – é o terceiro dia consecutivo de infecção em número recorde – e 16 mortes.

Com base nos números divulgados nesta quarta-feira (29), a taxa de incidência também disparou até 923,4 casos de Covid a cada 100 mil habitantes, e a taxa de transmissão (Rt) é de 1,29. Portugal, com uma população de 10,3 milhões, totaliza 1.358.817 casos confirmados de coronavírus e 18.937 mortes desde o início da pandemia.

Últimas