Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vitória de Putin significa mais seis anos de guerra e tensão entre Rússia e Ocidente

Votação que termina neste domingo (17), e deve confirmar um novo mandato até 2030

Internacional|

Putin está no poder desde 2012
Putin está no poder desde 2012 Putin está no poder desde 2012 (Oficial Kremlin - 14/03/2023)

Vladimir Putin se encaminha para mais um mandato de seis anos como presidente da Rússia. Há pouco drama na disputa. O que ele vai fazer após declarar a vitória é o que está chamando a atenção e provocando ansiedade. A votação que termina neste domingo (17), e deve confirmar com um novo mandato até 2030. O peso desse longo mandato e a supressão completa de vozes da oposição dão a Putin um poder quase irrestrito.

A posição é reforçada pela resiliência da economia russa, apesar das sanções ocidentais após a invasão da Ucrânia. A força de Putin também vem dos avanços incrementais, mas consistentes, no campo de batalha, pelo apoio cada vez menor dos EUA e de outros países à Ucrânia.

Em resumo, Putin entra em um novo mandato com poucas restrições, e isso pode incentivar medidas importantes. Futuro "A eleição presidencial da Rússia não é tão importante quanto o que virá depois. Putin sempre adiou medidas impopulares para depois das eleições", disse Bryn Rosenfeld, professor da Universidade de Cornell, que estuda a política pós-comunista

Provavelmente, a medida mais impopular que ele poderia tomar seria ordenar uma segunda mobilização militar para lutar na Ucrânia; a primeira, em setembro de 2022, provocou protestos e uma onda de russos fugiu do país para evitar ser convocada. Por mais impopular que uma segunda mobilização possa ser, ela também poderia apaziguar os parentes dos soldados que foram convocados há 18 meses.

Publicidade

Algumas pessoas na Rússia acreditam que isso pode acontecer. "Os líderes russos estão falando em consolidar toda a sociedade em torno de suas necessidades de defesa", disse Brian Michael Jenkins, consultor do centro de estudos Rand Corporation.

"O significado exato dessa frase não está totalmente claro, mas sugere que a liderança da Rússia entende que a guerra descrita por Putin continuará por muito tempo e, portanto, os recursos devem ser mobilizados. Em outras palavras, a sociedade russa deve ser organizada para uma guerra perpétua."

Mas Tatiana Stanovaia, do Carnegie Russia Eurasia Center, diz que Putin não precisa de uma mobilização, em parte porque muitos russos de regiões mais pobres se alistaram para lutar e obter um salário mais alto. "Além disso, a aparente confiança de Putin de que a guerra está virando a favor da Rússia, provavelmente, fará com que ele continue a insistir que a única maneira de acabar com o conflito é a Ucrânia sentar-se à mesa de negociações. O que significa capitulação."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.