Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ônibus que caiu em córrego e matou cinco teve falha nos freios

Caso aconteceu em Belo Horizonte durante o Carnaval e deixou 18 feridos; resultado das investigações foi apresentado nesta sexta-feira (18)

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com RecordTV Minas

23 passageiros estavam no veículo
23 passageiros estavam no veículo 23 passageiros estavam no veículo

A perícia da Polícia Civil apontou que o acidente com o ônibus que caiu em um córrego e matou cinco pessoas em Belo Horizonte, durante o carnaval deste ano, foi causado por uma falha mecânica. Os resultados do inquérito foram apresentados na manhã desta sexta-feira (18), na capital mineira.

Segundo as investigações, o veículo que fazia a linha 305 (Estação Diamante / Mangueiras) teve desgaste em um compressor de ar no sistema de freios. Os peritos apuraram que uma luz no painel do coletivo deveria alertar sobre a falha da peça, mas ela também não estava funcionando.

A polícia descartou qualquer tipo de erro por parte do motorista Márcio Gomes Carvalho, de 59 anos, que morreu no acidente. Segundo os delegados, as vistorias realizadas no ônibus anteriormente, inclusive uma revisão no dia do acidente, não apontaram as falhas, por isso, a princípio, a empresa não será responsabilizada criminalmente.

Sem controle

Publicidade

Leia também

O acidente aconteceu na noite do dia 13 de fevereiro, na terça-feira de Carnaval. Em meio às comemorações da festa, a cidade parou com a notícia da tragédia.

O ônibus descia a rua José Luís Raso e deveria ter virado à direita, mas ele já estava sem freios e o motorista não conseguiu fazer a manobra. O veículo terminou de descer a rua, bateu na mureta de proteção do córrego e atravessou o curso d’água, pousando sobre o barranco.

Publicidade

Ao todo, 23 pessoas estavam no veículo. Dezoito foram socorridas e levadas a hospitais da cidade, mas cinco não resistiram aos ferimentos - o motorista e quatro passageiras com idades entre 25 e 73 anos.

Na época, uma cobradora de ônibus contou que o veículo apresentou falhas nos freios na semana do acidente. A Prefeitura informou que o veículo havia sido vistoriado pela última vez no dia 27 de outubro de 2017 e que, seguindo as normas vigentes, a próxima avaliação aconteceria nesta sexta-feira (18), dia em que foi apresentado os resultados do inquérito.

Veja fotos do acidente:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.