Primavera deve trazer alívio no calor e na umidade do ar em MG
Temperaturas caem até 4° C e Estado deve registrar pancadas de chuva no fim de semana; clima em BH também melhora
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
O inverno chega ao fim na tarde desta quarta-feira (22). A estação, em que foram registrados recordes de frio e calor em Belo Horizonte e em Minas Gerais, dá lugar à primavera, que deve amenizar a temperatura na capital mineira e em todo o Estado.
Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as médias de temperatura em todo o Estado devem cair entre 3° C e 4° C nos próximos dias, passando dos 31° C para 27° C. Além do alívio no calor, o início da primavera deve trazer chuvas isoladas.
— A capital mineira pode registrar chuvas isoladas neste fim de semana e, com a queda nas temperaturas e o vento constante, o clima deve ficar mais confortável. Já as regiões do Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro podem ter pancadas de chuva entre sábado (25) e domingo (26).
Azevedo explica que essa diminuição das temperaturas é causada pelo ar mais frio que vem do Oceano Atlântico. Com isso, os municípios que estão no Leste de Minas, mais próximos do litoral, acabam sendo mais beneficiados.
Alertas para MG
Apesar da melhora nas condições climáticas, o INMET emitiu quatro alertas para cidades mineiras. Os municípios do Sul, Sudeste e Leste do Estado podem registrar vendavais de até 60 km/h e quedas de até 5° C nos termômetros.
Já os municípios do Noroeste, próximos das divisas com Goiás, Distrito Federal e Bahia estão em alerta para baixa umidade. Os comunicados são válidos até às 12h desta quarta-feira (22), mas podem ser renovados pelo Inmet.
Inverno de extremos
Os termômetros em Minas variaram bastante durante o inverno deste ano. O Inmet registrou, no dia 20 de julho, a menor temperatura do ano em Maria da Fé, com -5° C. Já nesta terça-feira (21), foi a vez dos termômetros de Campina Verde marcarem 40,9° C, maior valor do ano.
A capital mineira também teve altos e baixos. No início da manhã de 30 de julho, uma das estações do Inmet em Belo Horizonte registrou 6,3° C, frio mais intenso do ano. Já nesta terça-feira (21), foi a vez de um novo recorde de calor: 36,4° C na Pampulha
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flávia Martins y Miguel.