Frio de -9,1ºC surpreende moradores de Delfim Moreira (MG)
Temperatura seria a mais baixa da história do Estado caso tivesse sido registrada em um termômetro dos órgãos oficiais
Minas Gerais|Lúcia Ribeiro, da Rede Mais
Um termômetro localizado na zona rural de Delfim Moreira, a 475 km de Belo Horizonte, registrou uma temperatura de -9,1° C durante a madrugada desta quinta-feira (22).
O aparelho particular fica em uma fazenda no bairro do Charco e não é reconhecido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Oficialmente, a temperatura mais baixa já registrada em Minas Gerais foi em julho de 1981, quando quando o Inmet apontou -8,4ºC em Maria da Fé, a 48 km de Delfim Moreira.
O secretário de turismo de Delfim Moreira, Mateus de Carvalho Ribeiro, conta que o frio intenso faz parte da rotina de quem vive na região. Apesar disso, a temperatura registrada impressionou os moradores.
— Todo mundo está surpreso porque foi a primeira vez que chegamos a essa temperatura. Praticamente quase todos os dias as temperaturas aqui são negativas.
Em nota, o Instituto Nacional de Meteorologia informou que, oficialmente, a temperatura mais baixa registrada no Brasil durante esta madrugada foi em Camanducaia, a 458 km de Belo Horizonte: -2,8° C.