Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale deve pagar R$ 13 mi por ajuda de bombeiros 'de fora' em tragédia

Militares de 11 Estados e do DF estiveram em Minas para integrar as ações de busca e salvamento em Brumadinho, após rompimento de barragem

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Bombeiros de Minas contaram com auxílio de militares de 11 Estados
Bombeiros de Minas contaram com auxílio de militares de 11 Estados Bombeiros de Minas contaram com auxílio de militares de 11 Estados

A Justiça de Belo Horizonte determinou em audiência nesta terça-feira (23) que a Vale repasse ao Governo de Minas pouco mais de R$ 13 milhões. Esse dinheiro foi destinado pelo Executivo mineiro a outros governos estaduais que enviaram bombeiros para atuarem no processo de resgate de vítimas da tragédia de Brumadinho, em janeiro do ano passado.

Após o rompimento da barragem B1 da mina do Córrego do Feijão, na cidade da região metropolitana, que matou 270 pessoas, os governos de 11 estados e do Distrito Federal enviaram militares para auxiliar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na maior operação de busca e salvamento do Brasil

Os Estados que participaram das buscas foram: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul. Esse recurso será retirado das garantias em dinheiro, já retidas nos autos. 

Shopping das Minhocas

Publicidade

Durante a audiência, o Ministério Público de Minas Gerais colocou em discussão a possibilidade de um pagamento emergencial os produtores de minhoca que foram afetados pela tragédia. O local é popularmente conhecido como "Shopping das Minhocas"

Essas pessoas vivem em comunidades próximas à BR-040, às margens do rio Paraopeba, e vendiam minhocas a quem costuma pescar na região. O rio foi atingido pela lama de rejeitos e diversas atividades econômicas que dependiam do curso d'água foram afetados. 

Segundo o promotor André Sperling, os moradores estão passando por dificuldades financeiras e de alimentação. Durante a audiência, os representantes da Vale aceitaram a tentativa de um acordo com os produtores de minhoca, mediado pelo MP e a Defensoria Pública de Minas Gerais. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.