Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o que se sabe sobre a morte de cães após consumo de petiscos

Perícia identificou substância tóxica em um dos produtos da empresa Bassar Pet Food; fábrica Interrompeu a produção

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Todos os cães mortos até o momento são de pequeno porte
Todos os cães mortos até o momento são de pequeno porte Todos os cães mortos até o momento são de pequeno porte

Completou uma semana, nesta sexta-feira (dois), que a Record TV Minas revelou o caso das mortes de cães após intoxicações supostamente causadas por petiscos de uma fábrica em São Paulo.

Nesta sexta, a empresa suspendeu a produção depois que a Polícia Civil de Minas Gerais identificou a presença de uma substância química tóxica em um dos produtos da Bassar Pet Food.

Veja seguir o que se sabe até o momento:

Quantos cães morreram?

Publicidade

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, até esta sexta-feira, a investigação havia sido notificada sobre a morte de nove cães, sendo um em São Paulo. Dos oito casos de Minas Gerais, sete são de Belo Horizonte e um da cidade de Piumhi.

Quais produtos são investigados?

Publicidade

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informa que ao menos duas linhas de produtos são alvo da investigação. São elas: Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467), da Bassar Pet Food.

Quais os sintomas apresentados pelos animais?

Publicidade

Os cães tiveram problemas renais, convulsões, diarreia, vômito e prostração.

Qual substância foi encontrada nos produtos?

Um relatório preliminar da Polícia Civil de Minas Gerais aponta a presença de etileno glicol em um dos lotes investigados. A substância é um anti congelante tóxico, que pode levar à morte animais e seres humanos. Este é um dos dois produtos encontrados nos lotes de cervejas contaminadas da cervejaria Backer, em 2020.

O produto é usado, geralmente, durante processos de refrigeração em indústrias. A Bassar informa que não usa a substância na fábrica. A empresa também disse que pediu aos fornecedores uma vistoria para checar eventual problema nos fornecimentos.

O que devo fazer se meu animal apresentar os sintomas?

O médico veterinário Eutálio Pimenta, chefe do serviço de emergência do Hospital Universitário da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) orienta que os tutores devem levar os animais imediatamente ao veterinário ao perceber os sintomas.

A polícia de Minas Gerais esclarece que as famílias também devem acionar as delegacias locais para denunciar o caso, se suspeitarem de possível relação com as intoxicações. A Bassar disponibiliza atendimento pelo e-mail: sac@bassarpetfood.com.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.