Zema é eleito governador de Minas Gerais
Estreante em eleição, o candidato do Novo venceu o senador Antonio Anastasia, do PSDB, no segundo turno
Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

O empresário Romeu Zema (Novo), que comemora 54 anos de idade neste domingo (28), foi eleito governador de Minas Gerais. Com 74% das urnas apuradas, às 1844, o emrpesário alcançou 71,28% dos votos válidos. O senador Antonio Anastasia (PSDB) tem 28,72% e não pode mais alcançar o concorrente.
A vitória de Zema pôs fim a 16 anos de polarização entre PSDB e PT em Minas Gerais e deu ao Novo a gestão do segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Será a primeira vez que o partido irá administrar um Estado.
Campanha do candidato
A ida de Zema para o segundo turno contrariou às pesquisas de intenção de voto. Ele apareceu em terceiro lugar, atrás de Anastasia e do atual governador, Fernando Pimentel (PT).
Supreendentemente, o então candidato do Novo terminou o primeiro turno na lideraça, com 42,73% dos votos válidos.
Um dos motivos foi ter se colocado como uma opção em Minas aos eleitores de Jair Bolsonaro, embora o Novo tenha tido um postulante ao Palácio do Planalto, João Amoedo.
"Vou gastar pouco e fazer muito", diz Zema durante votação
Perfil do novo governador
Zema é natural de Araxá, no Alto Paranaíba. Casado, tem dois filhos. Formou-se em administração na FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Assumiu o controle do grupo empresarial da família em 1991. Hoje, a rede Zema atua em Minas Gerais e mais cinco estados (São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo), num total de 430 lojas de eletrodomésticos, móveis, distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças.
Aguarde mais informações
