Conheça João Amoêdo, candidato à Presidência da República pelo Novo
O candidato é oriundo do setor bancário e concorre ao seu primeiro cargo eletivo
Eleições 2018|Thomaz Kravezuk, do R7*
João Amoêdo, candidato do Partido Novo à Presidência, concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. Mas construiu longa carreira no setor privado.
Formado em Engenharia Civil pela UFRJ e Administração de Empresas pela PUC-Rio, Amoêdo graduou-se em ambas com 22 anos. Ingressou no Citibank como trainee e se tornou gerente com 25 anos.
Em 1999, se tornou diretor executivo do banco Fináustria, eleita durante sua gestão uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Em 2004, assumiu a vice-presidência do Unibanco. Em 2009, passou a fazer parte do conselho de administração do Itaú-BBA, cargo que ocupou até 2015.
Em 2010, fundou o Partido Novo junto com 180 pessoas. O partido possui características administrativas próprias, como processo seletivo para escolhar candidatos. Amoêdo deixou a presidência do Novo em 2017 para se tornar candidato à Presidência da República.
Vida pessoal
João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Casado com Rosa Amoêdo, é pai de 3 filhas. Apaixonado por esportes, já completou 10 maratonas e 6 provas de triatlo.
Amoêdo é sócio do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG) e foi colunista do jornal Folha de S. Paulo até dezembro de 2017.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima.