Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kassio Nunes deverá ser aprovado com ampla maioria no Senado

Nome do desembargador será analisado pela CCJ do Senado  na quarta (21) e poderá ir a plenário na tarde do mesmo dia. Magistrado teria votos até na oposição. Votação no plenário é secreta. 

Christina Lemos|Do R7

Kassio Nunes deverá assumir a vaga de Celso de Mello
Kassio Nunes deverá assumir a vaga de Celso de Mello Kassio Nunes deverá assumir a vaga de Celso de Mello

O nome do desembargador Kassio Nunes, indicado para ocupar a vaga de Celso de Mello no STF (Supremo Tribunal Federal), deverá passar com ampla maioria no plenário do Senado Federal na semana que vem. A expectativa por uma atuação moderada, técnica, "garantista" e sem espaço para o "punitivismo" é o fator que agrega apoio entre parlamentares de várias alas. 

Entre os políticos, a indicação do desembargador foi bem recebida desde o primeiro momento. Além da experiência jurídica, o nome foi acolhido com alívio por se tratar de um magistrado reconhecido como contrário aos supostos "excessos" da Lava Jato. A costura política para sua aprovação incluiu reuniões com senadores de oposição, como Kátia Abreu (PDT/TO) e Randolfe Rodrigues (REDE/AP). 

Leia mais: Comissão recebe nesta quarta (14) parecer sobre Nunes

Leia também

Nunes tem como principais defensores parlamentares de peso do Centrão, bloco de partidos que hoje comanda a articulação política do governo no Congresso. A indicação do desembargador teve o empenho do próprio filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), considerado o artífice da indicação.

Publicidade

Rito no Senado

Um aspecto do Regimento Interno do Senado para este tipo de sessão pode favorecer a confirmação do nome do desembargador para a vaga no STF: o placar da sessão do plenário só mostrará o resultado e não exporá os nomes de quem votou contra ou a favor.

Inicialmente, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) vai analisar o nome de Kassio Nunes na manhã de quarta-feira (21). São necessários os votos de metade mais 1 do grupo para a aprovação na sabatina e, historicamente, é improvável a rejeição do indicado.

Publicidade

A análise do plenário deverá ocorrer no mesmo dia se os senadores da comissão votarem um requerimento de urgência. Isso porque a sabatina na CCJ começa às 8h. Até as 16h, quando normalmente se iniciam as sessões no plenário, deverá ter tempo hábil para a análise do grupo. Vale lembrar que o ritmo é mais rápido agora, porque as votações são virtuais.

Com isso, se houver o requerimento de urgência, o que é comum nas sabatinas para novos membros da Suprema Corte, é possível que o nome de Kassio Nunes seja submetido ao plenário à tarde. Caso haja algum atraso nesse rito, na quinta-feira (22) também há sessão no plenário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.