R7 Planalto Eleição no Senado: Podemos declara apoio a Simone Tebet

Eleição no Senado: Podemos declara apoio a Simone Tebet

Senadora pelo MDB-MS lançou candidatura oficialmente nesta terça-feira (12) e irá conversar também com Cidadania e PSDB

  • R7 Planalto | Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, senadora Simone Tebet (MDB-MS)

Na imagem, senadora Simone Tebet (MDB-MS)

Pedro França/Agência Senado

A bancada do Podemos no Senado Federal declarou, nesta quarta-feira (13), apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à presidência da Casa.

O apoio do Podemos, a terceira maior bancada da Casa, com nove senadores, é considerado decisivo para a candidatura de Tebet.

Em nota, o líder do partido na Casa, senador Álvaro Dias (PR) disse, porém, que a bancada "respeitará eventuais opiniões divergentes dos seus senadores".

"O partido confia na mudança e na afirmação do protagonismo ético do Senado, reafirmando seu compromisso com a independência  dos poderes e a governabilidade", acrescentou.

Tebet irá se encontrar também com parlamentares do PSDB e Cidadania. O objetivo do encontro é fomentar o apoio de senadores dessas siglas em torno de seu nome. Na melhor das hipóteses, estará num bloco com o total de 34 senadores. Para ganhar a eleição, que irá ocorrer no início de fevereiro, são necessários 41 votos.

O movimento do MDB é uma resposta à recente movimentação do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que é candidato e já recebeu apoio formal de seis partidos, somando 29 senadores. Ele conta ainda com a força do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e com a preferência não oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Últimas