Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senadores rebatem Pacheco no STF e pedem instalação da CPI da Covid

Para Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, presidente do Senado se omite "em deliberada inércia" sobre a comissão

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
Na imagem, presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) Na imagem, presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Os senadores Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), ambos do Cidadania, apresentaram nesta quinta-feira (8) ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma réplica à resposta do Senado Federal sobre não ter instalado a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19.

Para os senadores, “não cabe ao presidente do Senado qualquer apreciação de mérito sobre o objeto da investigação parlamentar", mas apenas "fazer cumprir a vontade da minoria, procedendo-se ao exame formal do requerimento".

Vieira e Kajuru acionaram o STF para solicitar a criação imediata da CPI para apurar a conduta do governo federal no enfrentamento à pandemia. O pedido foi protocolado no mês de fevereiro e leva 31 assinaturas, cinco a mais do que as que são exigidas.

Leia também

Em resposta ao STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), alegou que a “a comissão poderá ter o efeito inverso ao desejado, como o de eventualmente gerar desconfiança da população em face das autoridades públicas em todos os níveis, promover reações sociais inesperadas".

Os senadores contestaram a versão de Pacheco e solicitam a imediata instalação. Para eles, o presidente do Senado, "em deliberada inércia", se omite, o que configura "abuso legislativo flagrantemente inconstitucional”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.