Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Renda Extra
Publicidade

Saiba como consultar o valor do IPVA 2024; veja o calendário

Consulta pode ser feita nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos, além do site da Secretaria da Fazenda

Renda Extra|Do R7

Pagamento começa no dia 11 de janeiro
Pagamento começa no dia 11 de janeiro Pagamento começa no dia 11 de janeiro

Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem conferir o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 em toda a rede bancária. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pelo internet banking e por aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. Basta informar o número do Renavam.

Também é possível verificar diretamente no portal da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento), com o número do Renavam e a placa do veículo.

A consulta ao valor venal do automóvel para 2024 também está disponível no Sivei (Sistema de Veículos), bastando ao proprietário informar a placa do veículo.

O dono do veículo tem até a data de vencimento da placa (veja o calendário abaixo) para quitar o imposto. Em janeiro, é possível antecipar o pagamento em cota única, com desconto de 3%. Também em janeiro é a data para quem decidir pagar o tributo parcelado, devendo recolher a primeira parcela. É possível pagar o imposto em até cinco vezes.​

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

Ca​​lendário de pagamento

É possível pagar o IPVA na rede bancária, tanto nas agências quanto nos aplicativos
É possível pagar o IPVA na rede bancária, tanto nas agências quanto nos aplicativos É possível pagar o IPVA na rede bancária, tanto nas agências quanto nos aplicativos

​Formas de pagamento​​​

A novidade para 2024 é o pagamento via Pix. O recolhimento é feito por meio de QR code, em cerca de 800 instituições financeiras.

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um código, que servirá para o pagamento.

O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual se expira. Se ele não for pago, será necessário emitir um novo código (sempre pelo site da Sefaz-SP).

Na tela do QR code, há um contador de “tempo restante", que mostra quando ele expirará. Ao ler o código com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em uma conta do Banco do Brasil.​

Continuam a valer as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte fornecer o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

É possível fazer o pagamento pela internet ou por débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária. A taxa também pode ser paga em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.​

Atraso de pagamento​​

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além de o proprietário ter o nome incluído no Cadin Estadual, o que o impede de aproveitar um eventual crédito que possua por ter solicitado a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria-Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data-limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.