Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: Maricá suspende vacinação por falta de doses

Demora na distribuição, desperdício de imunizantes e falta de liberação de 500 mil doses da vacina russa atrasam vacinação

Rio de Janeiro|Laura Rocha, do R7*

A Prefeitura de Maricá divulgou que a vacinação contra a covid-19 está suspensa na cidade a partir desta quinta-feira (22). A medida foi causada pela falta de doses disponíveis para a primeira aplicação do imunizante. Nesta data, seriam imunizados os idosos a partir de 61 anos. Porém, sem o abastecimento da vacina nos próximos dias, o município não conseguirá seguir o calendário previsto.

Idosos de 61 anos seriam vacinados nesta quinta em Maricá
Idosos de 61 anos seriam vacinados nesta quinta em Maricá Idosos de 61 anos seriam vacinados nesta quinta em Maricá

De acordo com a prefeitura, o Ministério da Saúde ampliou os grupos prioritários no PNI (Plano Nacional de Imunização), mas não assegurou que houvesse vacinas o suficiente. Ainda em março, por exemplo, a vacinação do grupo prioritário de agentes de segurança foi antecipada e os municípios foram encarregados de imunizar 18% da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal.

Além disso, as novas remessas de vacina repassadas aos municípios do Rio de Janeiro pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) trariam frasco menores – que anteriormente armazenavam um total de dez doses. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá afirmou que mais doses são desperdiçadas, com cerca de 1670 doses perdidas até a última terça-feira (20).

A prefeitura ainda destacou que o desperdício das doses ultrapassou o considerado aceitável, de 5% e que a SES justificou que a tolerância teria aumentado para 10%.

Publicidade

Por outro lado, a SES se isentou da responsabilidade sobre a redução do tamanho dos frascos. O órgão estadual declarou que apenas repassa as remessas distribuídas pelo Governo Federal.

Leia também

Outro fator para a suspensão da vacinação em Maricá está na demora para a liberação da vacina russa, Sputnik V, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O município comprou 500 mil doses contra covid-19 ainda não importadas para o Brasil.

Publicidade

Segundo a prefeitura, a Anvisa usaria de “burocracia” para “impedir o acesso dos maricaenses ao imunizante”. Por isso, foi aberta uma ação judicial para obrigar que a agência a “retirar os entraves que vem colocando à aquisição da vacina”, na última terça (20).

Já a Anvisa revelou que ainda não foi possível atestar a qualidade, a segurança e a eficácia da Sputnik V. A agência esclareceu que os testes são realizados por laboratórios, enquanto a agência faz a avaliação dos estudos para garantir tais padrões necessários.

Publicidade

A Anvisa também explicou que há dois processos independentes em relação à vacina russa: o pedido para o uso emergencial pelo laboratório União Química e a importação excepcional pelos estados e municípios – que é o caso de Maricá.

“Não foi apresentado, até este momento, o relatório técnico referente à avaliação da vacina Sputnik V, emitido ou publicado por autoridade sanitária internacional”, esclareceu a assessoria da agência. “A Anvisa tem envidado todos os esforços necessários para obter as informações que possibilitem a conclusão da análise dos pedidos de importação”.

A retomada da vacinação em Maricá ocorrerá quando houver o reabastecimento de vacinas contra covid-19. Os possíveis atrasos no cronograma inicial serão divulgados.

O município de Maricá pretendia finalizar a primeira fase da vacinação no próximo sábado (24). O grupo engloba idosos, pessoas com deficiência, indígenas, profissionais de saúde e forças de segurança.

Já a segunda fase seria iniciada na próxima segunda (26), seguindo o calendário unificado com outros três municípios: Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí.

De acordo com o portal oficial da prefeitura, atualizado na noite da última quarta (21), Maricá acumula mais de 12 mil casos de coronavírus e 310 mortes pela doença. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Ph Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.