RJ distribui medicamentos do “kit intubação” nesta segunda (19)
SES distribui 279 mil remédios para setenta unidades de saúde; ação prevê abertura de leitos nas UTIs para tratamento da covid-19
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*
A SES (Secretária de Estado de Saúde) começou a distribuir remédios do “kit intubação” a partir da última sexta-feira (16). Na semana passada, mais de 94 mil medicamentos foram levados a 75 hospitais para internações da covid-19. Nesta segunda (19), o objetivo é distribuir 279 mil unidades da remessa enviada pelo Ministério da Saúde a 70 UTIs do Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá e demais 34 municípios do estado.
Segundo o secretário de estado de saúde, Carlos Alberto Chaves, o cenário é preocupante em todo país. “É preciso que os gestores dos hospitais destinem o uso desses medicamentos de forma prioritária aos pacientes que necessitam de intubação dentro do protocolo do tratamento da Covid-19”, declarou Chaves, por meio de nota da SES. As 373 mil unidades totais distribuídas incluem os cinco remédios usados neste tratamento.
Os próprios hospitais das cidades citadas vão fazer a retirada da remessa na Coordenação Geral de Armazenagem em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O restante dos 34 municípios recebe as levas por meio de cinco aeronaves da SES, do Governo do Estado, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. De acordo com a Secretaria de Saúde, os helicópteros decolarão no Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói.
Leia também
A ação visa a abertura de leitos de UTI para tratamento da covid-19 no Estado. No Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio, a SES prevê dezoito novos leitos. Esta distribuição faz parte de uma ata do Ministério da Saúde. O Governo Estadual afirmou que ainda adicionou 50% na quantidade requisitada para envio. Em nota, a SES disse que está em processo de compra para suprir a necessidade dos hospitais para os próximos três meses.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa