Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ distribui medicamentos do “kit intubação” nesta segunda (19)

SES distribui 279 mil remédios para setenta unidades de saúde; ação prevê abertura de leitos nas UTIs para tratamento da covid-19

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

Secretaria de Estado de Saúde distribui mais de 373 mil remédios de sexta (16) até esta segunda
Secretaria de Estado de Saúde distribui mais de 373 mil remédios de sexta (16) até esta segunda Secretaria de Estado de Saúde distribui mais de 373 mil remédios de sexta (16) até esta segunda

A SES (Secretária de Estado de Saúde) começou a distribuir remédios do “kit intubação” a partir da última sexta-feira (16). Na semana passada, mais de 94 mil medicamentos foram levados a 75 hospitais para internações da covid-19. Nesta segunda (19), o objetivo é distribuir 279 mil unidades da remessa enviada pelo Ministério da Saúde a 70 UTIs do Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá e demais 34 municípios do estado.

Segundo o secretário de estado de saúde, Carlos Alberto Chaves, o cenário é preocupante em todo país. “É preciso que os gestores dos hospitais destinem o uso desses medicamentos de forma prioritária aos pacientes que necessitam de intubação dentro do protocolo do tratamento da Covid-19”, declarou Chaves, por meio de nota da SES. As 373 mil unidades totais distribuídas incluem os cinco remédios usados neste tratamento.

Os próprios hospitais das cidades citadas vão fazer a retirada da remessa na Coordenação Geral de Armazenagem em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O restante dos 34 municípios recebe as levas por meio de cinco aeronaves da SES, do Governo do Estado, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. De acordo com a Secretaria de Saúde, os helicópteros decolarão no Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói.

Leia também

A ação visa a abertura de leitos de UTI para tratamento da covid-19 no Estado. No Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio, a SES prevê dezoito novos leitos. Esta distribuição faz parte de uma ata do Ministério da Saúde. O Governo Estadual afirmou que ainda adicionou 50% na quantidade requisitada para envio. Em nota, a SES disse que está em processo de compra para suprir a necessidade dos hospitais para os próximos três meses.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.