Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de Gabriel Monteiro troca depoimento de desafeto por delegado no Conselho de Ética

Oitiva de Rafael Sorrilha estava marcada para esta terça (7), mas delegado que investiga vídeo de vereador vai depor no lugar

Rio de Janeiro|Do R7


Defesa de Gabriel Monteiro pediu substituição de testemunha
Defesa de Gabriel Monteiro pediu substituição de testemunha

O depoimento de Rafael Sorrilha, que seria ouvido como testemunha de defesa no processo ético-disciplinar contra o vereador Gabriel Monteiro (PL), não vai mais ocorrer nesta terça-feira (7), como estava previsto. No lugar dele, será ouvido o titular da 42ª DP (Recreio), delegado Luís Armond.

Segundo a defesa, o pedido de substituição foi feito por considerar “desnecessário” o depoimento do empresário, porque as oitivas dos ex-assessores Mateus de Oliveira, Heitor Monteiro e Luiza Batista já teriam sido suficientes para explicar a participação da “máfia dos reboques” no furto de materiais e compartilhamento de vídeos íntimos do vereador.

Sorrilha é chamado pela defesa de Monteiro como chefe da “máfia dos reboques”. Já Armond foi chamado por ser o responsável pela investigação do vazamento do vídeo íntimo do vereador com uma adolescente.

As testemunhas de defesa de Gabriel Monteiro começaram a ser ouvidas na sexta-feira (3), quando estava previsto, inicialmente, o depoimento de Sorrilha.

Publicidade

Além do ex-assessor Fábio Félix, a mãe de uma criança que participou de um vídeo suspeito de manipulação por parte do parlamentar prestou depoimento. Ao conselho, ela disse que autorizou e acompanhou a filmagem, na qual a menina aparece vendendo bala e depois lanchando em um shopping com o parlamentar.

Relator do processo ético-disciplinar, o vereador Chico Alencar disse ter observado divergências nos depoimentos.

Publicidade

"Vimos muitas contradições no próprio decorrer dos depoimentos, afirmando uma coisa, depois dizendo que não era isso, trazendo situações meio inexplicáveis. Mas, de qualquer maneira, foram ricos para o desenvolvimento da nossa investigação", disse Chico Alencar, sem detalhar o conteúdo dos relatos.

Já os advogados de Gabriel Monteiro consideraram que os primeiros depoimentos das testemunhas de defesa provaram "total descabimento" das acusações de abuso sexual, abuso moral e produção de vídeos forjados para a internet.

Publicidade

Veja os próximos passos do processo:

• Finalizada a instrução, que tem o prazo de 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 15 dias, o relator dá parecer em até cinco dias úteis, concluindo pela procedência da representação ou pelo seu arquivamento.

• Caso o parecer seja pela procedência da denúncia, é aberto prazo de cinco dias para apresentação de alegações finais pela defesa do acusado.

• O parecer do relator é submetido à deliberação do Conselho de Ética em até cinco dias úteis, considerando-se aprovado se obtiver a maioria absoluta dos votos dos seus integrantes.

• Concluída a tramitação no conselho, com parecer favorável à denúncia, o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia.

• A punição é deliberada em votação aberta no plenário, com direito a fala dos parlamentares e da defesa durante a sessão, decidida por dois terços dos vereadores (34 votos) em caso de cassação ou por maioria absoluta em caso de suspensão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.