Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores do Morumbi reforçam segurança privada

Objetivo das medidas é reduzir assaltos e arrastões que têm ocorrido no bairro nobre

São Paulo|Do R7

Insegurança cresceu nos últimos anos, segundo moradores
Insegurança cresceu nos últimos anos, segundo moradores Insegurança cresceu nos últimos anos, segundo moradores

Para tentar amenizar a onda de violência pela qual passa o bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, moradores reforçam o investimento em equipamentos de segurança nos condomínios e começaram a tomar providências individuais com o objetivo de reduzir os assaltos e arrastões na região. Segundo Jorge Eduardo de Souza, 61 anos, presidente da Samovis (Sociedade Amigos Morumbi e Vila Suzana), o gasto das famílias que moram no bairro nobre da capital está cada vez mais alto.

— O custo é muito grande para suprir as obrigações que são do próprio governo. Os moradores têm blindado carro, instalando equipamento de segurança nos condomínios, contratado guarda privada.

Segundo Souza, a contratação de guarda privada chega a representar um quarto do custo total do condomínio.

— Fora isso, temos todo o esquema de cerca elétrica, empresas que monitoram as câmeras. Está muito caro manter isso. Investimentos dessa natureza deveriam ser redutíveis do IPTU.

Publicidade

Medo no Morumbi: moradores mudam rotina e vivem “toque de recolher”

Souza, que mora no bairro há 25 anos, conta que a situação nunca esteve tão complicada. No início do mês, quatro arrastões ocorreram em um intervalo de duas semanas. Além disso, há dois anos o Morumbi registra cerca de dez assaltos todos os dias e o número de estupros aumentou em 2015 com relação a 2014, passando de 12 para 19 entre janeiro e setembro.

Publicidade

— Vem piorando e este ano atingiu o limite do intolerável. Não temos mais sossego. Está ficando muito perigoso, porque as pessoas estão banalizando a morte. Essa frieza me assusta.

Além do investimento em segurança privada, a Samovis conseguiu organizar, com apoio da Polícia Militar, um curso em 2014 para orientar os porteiros do bairro.

Publicidade

— O curso foi gratuito. Cerca de 150 porteiros participaram e a PM leva palestrantes. Os porteiros são orientados para perceber pessoas que ficam vigiando o prédio, como lidar em caso de assalto. Todos que fizeram estão muito melhores.

Suspeitos fazem arrastão em rua do Morumbi

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.