Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Segundo caso de coronavírus no Brasil é confirmado em SP

Paciente esteve na Itália, assim como o primeiro infectado detectado no Brasil, e foi ao hospital no dia seguinte ao voo. Ele está em isolamento domiciliar

Saúde|Do R7

Teste usado para detectar novo coronavírus. Brasil já tem dois casos confirmados
Teste usado para detectar novo coronavírus. Brasil já tem dois casos confirmados Teste usado para detectar novo coronavírus. Brasil já tem dois casos confirmados

O segundo caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado neste sábado (29) em São Paulo, segundo informações do Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 32 anos que, assim como o primeiro infectado, esteve recentemente na Itália.

Ele voltou ao Brasil na quinta-feira (27) e, na sexta (28), foi atendido no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. O paciente tem quadro leve e estável. Ele foi colocado em isolamento domiciliar, juntamente com a mulher, com quem viajou. Ela não apresentou sintomas. 

"Apesar da nova confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro", diz a nota do Ministério da Saúde.

O paciente relatou que utilizou máscara durante toda a viagem de retorno ao Brasil. Ao receber atendimento no hospital, ele apresentou febre, tosse, dor de garganta, dores muscularares e dor de cabeça. A investigação de contatos próximos durante o voo e outros locais está em curso por meio das secretarias estadual e a municipal em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Publicidade

Estados Unidos registram primeira morte por coronavírus

Primeiro caso

Publicidade

O primeiro caso no Brasil da Covid-19, como vem sendo chamada a doença causada pelo novo coronavírus, foi detectado na terça-feira (25). O homem de 61 anos havia retornado na sexta-feira anterior da Lombardia, no norte da Itália, de uma viagem a trabalho. Pessoas que tiveram contato com ele são monitoradas.

O Instituto Adolfo Lutz já publicou um estudo detalhando o sequenciamento genético do vírus encontrado no paciente, o que deverá ajudar no desenvolvimento de vacinas e diagnósticos.

Publicidade

Números

Até 28 de fevereiro de 2020, o Brasil tinha 182 casos suspeitos e 71 casos descartados. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 85.403 casos em todo o mundo. Destes, 2% (1.753) são casos novos. Atualmente, o coronavírus está confirmado em 54 países. Foram registrados 2.924 óbitos, representando uma letalidade global de 3,4%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.