Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa encontra moléculas com alto teor de água e carbono em amostra de asteroide Bennu

Nasa seguirá com estudos da amostra do objeto espacial por mais dois anos, com cooperação de pesquisadores internacionais

Tecnologia e Ciência|Do R7, com AFP

Uma amostra de rocha e poeira retirada do asteroide Bennu contém moléculas com alto teor de água e carbono, componentes essenciais para a formação da vida como a conhecemos, afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson, nesta quarta-feira (11).

Eles são "exatamente os tipos de material que queríamos encontrar", disse Nelson, acrescentando que a água estava na forma de argilominerais hidratados.

Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos
Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos

A divulgação faz parte de um estudo preliminar da agência, que coletou o material na missão Osiris-REx.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Publicidade

"É a maior amostra de asteroide rica em carbono já entregue à Terra, e ela ajudará os cientistas a investigar as origens da vida no nosso planeta nas próximas gerações", afirmou Nelson.

Estudos da agência revelaram que o Bennu tem cerca de 4,5 bilhões de anos, e serão necessárias diversas novas pesquisas para definir a natureza dos compostos orgânicos da rocha.

Publicidade

A agência afirma que estudos mais completos da missão durarão dois anos, e 70% da amostra será preservada para futuras pesquisas. Isso inclui uma rodada de testes e estudos feitos por 200 cientistas de diversos países, como parte de um programa de cooperação internacional.

Para evitar contaminação, Nasa estudará amostras do asteroide Bennu em uma sala segura

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.