Tecnologia e Ciência

Nasa encontra moléculas com alto teor de água e carbono em amostra de asteroide Bennu

Nasa seguirá com estudos da amostra do objeto espacial por mais dois anos, com cooperação de pesquisadores internacionais

Tecnologia e Ciência|Do R7, com AFP

Uma amostra de rocha e poeira retirada do asteroide Bennu contém moléculas com alto teor de água e carbono, componentes essenciais para a formação da vida como a conhecemos, afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson, nesta quarta-feira (11).

Eles são "exatamente os tipos de material que queríamos encontrar", disse Nelson, acrescentando que a água estava na forma de argilominerais hidratados.

Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos

A divulgação faz parte de um estudo preliminar da agência, que coletou o material na missão Osiris-REx.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

"É a maior amostra de asteroide rica em carbono já entregue à Terra, e ela ajudará os cientistas a investigar as origens da vida no nosso planeta nas próximas gerações", afirmou Nelson.

Estudos da agência revelaram que o Bennu tem cerca de 4,5 bilhões de anos, e serão necessárias diversas novas pesquisas para definir a natureza dos compostos orgânicos da rocha.

A agência afirma que estudos mais completos da missão durarão dois anos, e 70% da amostra será preservada para futuras pesquisas. Isso inclui uma rodada de testes e estudos feitos por 200 cientistas de diversos países, como parte de um programa de cooperação internacional.

Para evitar contaminação, Nasa estudará amostras do asteroide Bennu em uma sala segura